Avião desaparecido deu sinal de alerta 1 hora após a decolagem
Onze pessoas estavam a bordo de aeronave. Buscas na região seguirão durante a madrugadaAvião desaparecido com 11 pessoas
transportava técnicos da FUNASA;
Alerta foi emitido após a decolagem
A aeronave decolou de Cruzeiro do Sul por volta das 10h30 (horário de Brasília) e deveria ter chegado às 12h15 no destino, mas, até o momento, não há informações sobre seu paradeiro.
De acordo com as últimas informações da FAB, o Salvaero, órgão da Força Aérea que coordena operações de busca e resgate, recebeu o sinal de emergência emitido pela aeronave 58 minutos após a decolagem. Com base nas informações do ELT e nos últimos contatos de radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para fazer as buscas.
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Imagem de arquivo mostra modelo idêntico ao que desapareceu
A FAB colocou mais aeronaves para trabalhar na operação. São dois helicópteros H-60 Blackhawk, dois aviões C-105 Amazonas, um helicóptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante e a aeronave de reconhecimento R-99.
O R-99, usado no resgate dos destroços e vítimas do acidente do voo 447 da Air France, é equipado com um radar capaz de fornecer imagens eletrônicas sobre alvos em solo mesmo estando a altitudes elevadas. É utilizado em missões de resgate e em tarefas de inteligência como localização de pistas de pouso clandestinas. O radar é considerado pelos especialistas como um dos aviões-radares mais modernos do mundo.
Ainda segundo a FAB, 36 militares, entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate, foram deslocados para o local. Mais de cem militares participam da operação.
Motor único em avião aumenta vulnerabilidade
Com apenas um motor, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) é bastante vulnerável.As famílias dos ocupantes do avião desaparecido estão recebendo assistência e informações sobre o trabalho, afirma a Força Aérea.
Equipe da Funasa
A equipe que estava a bordo do avião fazia o trabalho de vacinação em aldeias indígenas do vale do Javari, no extremo oeste do Estado do Amazonas.
A assessoria de comunicação da Funasa em Brasília confirmou que havia técnicos do órgão dentro do avião. Em nota, o órgão afirma que os "colaboradores foram designados para ações de imunização (Operação Gota) em cerca de 3,7 mil indígenas de, aproximadamente, 40 aldeias, no Vale do Javari, no Amazonas".
A operação é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa, por intermédio do Comando da Aeronáutica, que levava às populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso as vacinas do calendário básico de vacinação nacional, além de vacinas específicas para povos indígenas.
Informações técnicas
Além de ser utilizado no transporte de cargas, o Caravan é bastante usado pela FAB no transporte de equipes médicas em missões do Correio Aéreo Nacional (CAN) que leva atendimento de saúde a comunidades isoladas da Amazônia. O avião é usado pela Força Aérea desde 1987.
A velocidade máxima que o C-98 Caravan pode chegar é 341 km/h. A aeronave, de fabricação norte-americana, possui 15,88 m de envergadura e 11,46 m de comprimento. O avião é utilizado no Brasil, Estados Unidos, Bolívia e Libéria.