09 janeiro, 2010

Caças suecos x franceses: colisão política à vista

 

Quando o presidente Lula retornar a Brasília nesta semana, depois de ter passado o recesso de ano-novo refrescando-se nas águas tranquilas da Praia de Inema, na Bahia, pousará sem paraquedas na primeira encrenca política de 2010. Os brigadeiros da Força Aérea finalmente encerraram a licitação para escolher qual modelo de caça substituirá a envelhecida frota do país – e fizeram o favor de optar pelo avião que o presidente não quer. Após meses de exaustivos testes em voo e de criteriosas análises tecnológicas dos caças Rafale, da França, F-18 Super Hornet, dos Estados Unidos, e Gripen, da Suécia, os militares decidiram-se pelo último.
Trata-se de um investimento estratosférico: o governo pretende gastar cerca de 10 bilhões de reais na compra de 36 caças. São 10 bilhões de motivos para barulho, como ficou evidente na semana passada depois da revelação do relatório técnico da Aeronáutica. Para os militares, que tiveram o apoio sigiloso da Embraer, os aviões escolhidos constituem o melhor negócio porque são mais baratos, mais eficientes, gastariam menos quando fossem à oficina e, sobretudo, permitiriam a transferência integral de alta tecnologia à Força Aérea e também à Embraer. O único defeito: são aviões suecos, não franceses.

Fonte:Revista Veja

BEM VINDOS ao BLOG RUNWAY14 SBFL

O Blog MARCELO FLN lhes dá as boas vindas e agradece pelo acesso à página. Diáriamente estarei postando fotos e notícias relacionadas à aviação de forma geral,oportunidades de carreira na aviação,e vídeos exclusivos.
Pesquisa personalizada

Tradutor

Tempo

Twitpic Floripamarcelo

Fotos da Semana

Cadastre-se E Receba Nossas Notícias

Digite seu Endereço de E-mail:

Delivered by FeedBurner

MURAL de FOTOS


Created with flickr slideshow.

Arquivo