23 dezembro, 2009

Falência de companhia aérea deixa 1,5 mil brasileiros sem voos em Madri

 

A associação de Consumidores e Usuários de Transportes Aéreos e Viagens Combinadas (Acutav) propõe uma ação coletiva contra a Air Comet.

Madri - O sonho de passar as festas de Natal e Ano Novo no Brasil virou um pesadelo para 1,5 mil brasileiros com passagens da companhia aérea espanhola Air Comet. A empresa foi declarada em falência hoje (23) pelo governo espanhol, que retirou a licença de operações e deixou os 7 mil passageiros da empresa sem voos.
A situação nos saguões do aeroporto de Barajas em Madri é de caos. Nenhum dos 13 aviões da Air Comet com destino a 14 países, a maioria da América Latina e levando imigrantes que voltariam para passar as festas com suas famílias, tem permissão para sair.
Os voos semanais para Natal e Fortaleza estão na lista dos cancelados, com mais de 1,5 mil brasileiros prejudicados, segundo as estimativas da Federação Espanhola de Associações de Agências de Viagens, que contabiliza a emissão de passagens. "Um desastre para todos. Os imigrantes que pagaram suas passagens com a ilusão de estar com seus familiares e as agências assumiram os custos e se responsabilizaram por estes passageiros", disse à BBC Brasil o presidente da Federação Espanhola de Agência de Viagens (FEEAV), Rafael Gallego.
"Estamos com as linhas de telefone congestionadas, explicando aos passageiros que nós também fomos pegos de surpresa. E o pior é que não temos soluções para oferecer."
Aviões fretados
Os brasileiros têm, no momento, poucas perspectivas de viajar.
Em uma resposta de emergência, o Ministério do Fomento espanhol se comprometeu a fretar aviões e tentar encaixar a maioria dos passageiros em voos de outras companhias locais, como a Ibéria e Air Europa.
Mas já avisou que não será possível levar todo mundo porque as vagas são insuficientes devido ao habitual alto volume de passageiros da época.
O plano de emergência funcionará entre os dias 23 e 26. Serão 3,5 mil vagas em quatro aviões para a Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Quito e Guayaquil (Equador), destinos da maioria dos passageiros. Outras 3 mil passageiros serão encaixados em voos regulares da Ibéria para outros destinos ainda não anunciados.
Combustível
Segundo o Ministério do Fomento, a empresa tem uma dívida que supera os R$ 100 milhões, incluindo os salários atrasados de 640 funcionários que não recebem há seis meses. O governo disse que retirou a licença de operações porque a companhia não tinha viabilidade nem para garantir o combustível dos aviões.
Os primeiros informados de que os voos não sairiam deveriam ter embarcado na madrugada do dia 22. Mas passaram a noite no saguão do aeroporto de Barajas sem hotel, comida, bebida, informação, nem soluções.
Os guichês da Air Comet permaneceram fechados e os passageiros revoltados protestaram, bloqueando com malas um dos acessos ao Terminal 1 de voos internacionais.
Os passageiros que já saíram da Espanha e tem passagens de volta da companhia também estão sendo prejudicados.
'Argentinos primeiro'
O governo calcula em torno de 1,5 mil impedidos de viajar por dia nesta semana. E sem explicar os critérios, escolhe quais casos são mais urgentes na hora de definir quem usará as vagas extras. "Aqui tem gente que está há anos sem ver sua família. É um desespero. Se for preciso, faremos uma greve de fome porque estamos arrasados", disse à BBC Brasil Ignacio Beltrán, presidente da Associação Latino-Americana de Imigrantes, ele próprio também prejudicado.
"O que ninguém entende é porque para alguns lugares saem antes que outros. Porque vão os argentinos primeiro? Aqui estamos todos mal, somos imigrantes que compramos passagens baratas e com sacrifício."
A associação de Consumidores e Usuários de Transportes Aéreos e Viagens Combinadas (Acutav) propõe uma ação coletiva contra a Air Comet.
"O consumidor se sente impotente e não sabe claramente o que pode fazer num caso desses", disse à BBC Brasil o presidente da Acutav, o advogado Dan Miró. "Como um imigrante que passou meses preparando esta viagem, não sabe quando poderá voltar a planejá-la e fica sem reencontrar sua família pode estar agora? Vamos pedir indenizações pelos danos morais também", acrescentou.
A associação até já criou um site para os prejudicados pela companhia aérea.
Pelas cifras da Agência Espanhola de Aviação Civil, há em torno de 1,2 mil brasileiros que entram e saem do aeroporto de Barajas em 12 voos diários. Um número que aumentou em 324% em 2001.
A Air Comet chegou a estar proibida de voar sobre território brasileiro em novembro por outra dívida com as autoridades aéreas do Brasil, mas recuperou a licença no passado dia 27.
A embaixada do Brasil em Madri disse não ter informações sobre o incidente no aeroporto.

Fonte:Portugal Digital/BBC Brasil

Procon-DF monta posto de fiscalização no Aeroporto de Brasília

 

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon ? DF), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realiza...

Antonio Cruz/ABr


Brasília - O movimento no Aeroporto de Brasília aumentou consideravelmente em função das festas de fim de ano

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon ? DF), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realiza até amanhã (24) operação de fiscalização no Aeroporto Internacional de Brasília.
O objetivo da operação é aproveitar o movimento intenso por conta do feriado de Natal para atender às reclamações dos passageiros que se sentirem lesados quanto aos serviços oferecidos pela companhias aéreas, em especial o cumprimento da lei da fila, que determina que a espera pelo atendimento não ultrapasse 30 minutos.
O agente fiscal do Procon-DF Marcio Di Calafiori informou que na tarde de ontem (22) os agentes foram acionados para um problema de check-in no guichê da TAM e que a empresa, que já havia recebido dois autos de infração, foi autuada.
"Ontem só teve um auto de infração. A gente foi acionado para um problema lá no check in da TAM. Pessoas reclamaram que levaram de duas a três horas numa fila", disse o fiscal.
Segundo o agente, a unidade móvel tem feito cerca de 40 atendimentos diários. Além das reclamações sobre as filas, os passageiros se queixam de cancelamentos, remarcações de voos e extravios de bagagens.
"Nos casos de cancelamento de voo ou remarcação, quando o consumidor tem prejuízo com hotel que foi reservado no destino, a gente tenta intermediar esse conflito, tentando remarcar para um voo próximo. Outras reclamações são em relação ao extravio de bagagem e ao reembolso, compras de passagens feitas através da internet, que o consumidor tem dificuldades em conseguir o reembolso com a empresa."
De acordo com a Anac, mesmo com o grande volume de pessoas transitando pelo saguão, o movimento está normal para um feriado. O órgão estima que cerca de 30 mil pessoas devam passar pelo aeroporto ainda hoje (23).

Fonte:Agencia Brasil

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