SÃO PAULO - A Azul Linhas Aéreas anuncia nesta sexta-feira um novo investidor na companhia. O Texas Pacific Group (TPG), gestor americano de fundos da ordem de US$ 45 bilhões, comprou cerca de 10% da empresa aérea fundada por David Neeleman, que também lançou a JetBlue, nos Estados Unidos. O investimento do TPG gira em torno de US$ 20 milhões. A Azul acumula investimentos da ordem de US$ 235 milhões desde seu lançamento, em dezembro de 2008.
O TPG não injetou dinheiro novo na empresa. A negociação foi fechada com dois fundos de investimento que venderam suas participações para o gestor americano. Além da Azul, o TPG tem investimentos em empresas como a Continental Airlines e a Ryanair.
O desembolso inicial para o lançamento da Azul foi de US$ 200 milhões, arrecadados com seus acionistas - a maior parte fundos de investimento. Esse foi o maior aporte inicial no lançamento de uma companhia aérea em todo o mundo. A estreia da companhia aconteceu em dezembro de 2008. Em 2009, a empresa foi a quarta maior no mercado doméstico, com 3,82% de participação.
No início desta semana, Neeleman anunciou, nos Estados Unidos, que a Azul transportou em seu primeiro ano de atividades 2,2 milhões de passageiros. De acordo com o executivo, que nasceu no Brasil, a Azul é a primeira companhia aérea do mundo a alcançar essa marca em um ano.
O TPG, junto com a American Airlines e a aliança global de companhias aéreas Oneworld, anunciou recentemente um plano de investir US$ 1,1 bilhão na Japan Airlines (JAL), que pediu concordata nesta semana. A empresa aérea japonesa tem dívida de cerca de US$ 25 bilhões e vai receber um aporte do governo japonês de quase US$ 10 bilhões.
Um dos investimentos do TPG que anunciou planos para o Brasil, em abril de 2008, é a farmacêutica Moksha8. Além do TPG, a Moksha8 conta como investidora a Votorantim Novos Negócios e pretende aplicar no país US$ 500 milhões. A TPG também tem investimentos em grandes grupos como a Lenovo, fabricante chinesa de computadores. O gestor de fundos também já investiu em companhias como Burger King.
Fonte:O Globo