De origem ucraniana, o AN-225 possui 88,4 metros de envergadura, 84 de comprimento e 18 metros de altura máxima, além de seis turbinas e capacidade de carga de 210 toneladas, peso equivalente ao de três aeronaves Airbus A320, com 180 lugares cada, carregados de combustível.
Dentro dessa estrutura o Antonov AN-225 trouxe equipamentos para a refinaria da Petrobras em Paulínia, no interior de São Paulo, que serão movimentados com a ajuda de cinco carretas e um guindaste.
Toda a operação do Antonov AN-225 foi coordenada pelas equipes de profissionais das áreas operacionais, de manutenção, engenharia, logística e de segurança da Infraero em Guarulhos. Eles efetuaram os estudos de impacto do avião no terminal com o objetivo de garantir a perfeita circulação de veículos e aeronaves, além de assegurar a normalidade nas operações do aeroporto. Para isso, o Antonov foi estacionado extremidade do pátio remoto, o que vai facilitar a movimentação da carga e o reabastecimento, sem comprometer as demais operações realizadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O Antonov AN-225 permanece no Brasil até as 10 horas desta segunda-feira (15/02), quando decola de Guarulhos em direção à África.
Fonte:Infraero