04 dezembro, 2009

Companhias estudam investir em aeroportos

 

Em meio à discussão se a concessão de aeroportos no país vai sair da gaveta, o setor privado já dá sinais de querer participar desse processo. Para a Azul, o foco é investir em terminais de passageiros. A A-port, controlada pela construtora Camargo Corrêa, quer ser gestora e operadora de aeroportos. E a TAM, a maior companhia aérea do país, já informou, em meados de julho, que a holding TAM Empreendimentos e Participações (TEP), tem interesse em participar da concessão e que a viabilidade do negócio ainda seria analisada. A participação da iniciativa privada está garantida por meio de dois dispositivos principais: o projeto de concessão de aeroportos, que deverá ser apresentado na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permite a irrestrita participação de grupos estrangeiros, mas limita companhias aéreas nacionais a ter posição minoritária. E a Azul mantém seu interesse mesmo com esse limite. Esses são alguns dos principais pontos do marco regulatório dos aeroportos concluído pela agência Nacional de Aviação Civil (Anac), diz a presidente Solange Vieira. Há diversos modelos: o aeroporto inteiro, blocos de aeroportos com um terminal rentável e outro não, e apenas terminais de passageiros (dentro de aeroportos). A concessão será onerosa: vence quem oferecer o maior valor. "Não vejo motivo para uma empresa aérea se desanimar por causa do limite (minoritário de participação). Nós poderemos ter interesse em investir em terminais próprios", diz o diretor de Relações Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano. O presidente da A-port, Roberto Deutsch, confirma que a proposta da Anac dá condições para a participação da empresa nesse processo. A A-port tem quatro concessões de aeroportos na América Latina e administra mais cinco aeroportos na região. Assim como Solange Vieira, Deutsch acredita que a concessão vai ser realizada. "O difícil é fazer acontecer, mas a Anac está fazendo seu papel". O especialista em aviação da Bain & Company, André Castellini, afirma que é "fundamental" para o país que o projeto vingue. "Acho que precisa de uma decisão (para a concessão acontecer). Tem tempo para executar a obra se a Infraero mudar um pouco o histórico dela, que não é adequado para o que a gente precisa", diz Solange Vieira. A Infraero responde que passa por mudanças. "Estamos trabalhando para esse fim, justamente para mudar procedimentos. Como exemplo, temos a parceria com o Departamento de Engenharia do Exército, que vai acelerar muito o tempo de execução de projetos e obras", diz o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza. O MINISTRO DA DEFESA, Nelson Jobim, disse no dia 26 de novembro que iria apresentar uma proposta de decreto da concessão dos aeroportos ao presidente Lula em 10 dias. Antes disso, o projeto vai ser analisado pelos ministérios da Fazenda, Planejamento, Turismo, Casa Civil, DEFESA e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ministério DA DEFESA informa que o projeto de concessão não se restringe aos aeroportos administrados pela Infraero, mas abarca também os controlados por governos estaduais e municipais. Fonte: Valor Econômico

Fonte: AIRFLN

Embraer obtém certificação do jato Phenom 300 da ANAC

A Embraer recebeu ontem os certificados de tipo e de produção para o jato executivo Phenom 300, da categoria light, por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, em cerimônia realizada na sede da empresa, em São José dos Campos (SP). O certificado de tipo por parte da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade aeronáutica dos EUA, é esperado para as próximas semanas.
“Quando lançamos o programa do Phenom 300, nós queríamos trazer um produto sem paralelo para a categoria de jatos light”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Além de entregar um produto com características únicas e inovadoras para esta classe, estamos muito felizes em anunciar que o Phenom 300 nãoa penas alcançou todos os objetivos originalmente especificados, mas superou também muitas das metas de desempenho.”
O alcance máximo do Phenom 300, originalmente projetado em 3.334km, foi estendido para 3.650km com seis ocupantes e reservas NBAA IFR. O desempenho de pista também foi melhorado significativamente sobre as metas iniciais. A extensão de pista para decolagem, com o jato no peso máximo de decolagem, é agora de 956m, consideravelmente melhor do que o planejado de 1.127m, enquanto a distância de pista para pouso com o peso máximo de aterrissagem foi melhorado para 799m, ou 100m a menos do que a meta inicial de 899m.

 
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Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva, recebe das mãos da Dra. Solange Vieira, Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o certificado de tipo do jato Phenom 300, entregue nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, em cerimônia realizada na sede da Embraer, em São José dos Campos.

Para vôos de e a partir de aeroportos com restrições devido à altas temperaturas ou grandes altitudes, o Phenom 300 excedeu as metas de alcance, o que resultou, por exemplo, em um alcance de mais de 3.704km a partir de Aspen, no Estado do Colorado, nos EUA. O desempenho de subida também superou as expectativas, permitindo à aeronave decolar ao nível do mar com peso máximo e alcançar o teto operacional de 45 mil pés em apenas 26 minutos. Equipado com dois eficientes motores Pratt & Whitney Canada PW535-E, o consumo de combustível do Phenom 300 é até 6% melhor do que o originalmente estimado.
A velocidade máxima de 453 nós (True Air Speed –TAS) foi validada durante a campanha de testes de certificação. Certificado sem restrições, o Phenom 300 está apto a voar de acordo com as Regras de Voo Visual (Visual Flight Rules – VFR) e Regras de Voo por Instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR), dia e noite, e em condições conhecidas ou previstas de gelo. A aeronave também cumpre os requisitos de ruído externo, Estágio IV, tendo sido certificada com a margem cumulativa de 24 EPNdB.
“Após nos dedicarmos para cumprir os critérios do projeto e os requisitos de certificação, estamos nos aproximado finalmente da primeira entrega do Phenom 300. O desempenho da aeronave demonstra a alta qualidade da nossa engenharia”, disse Humberto Pereira, Diretor de Engenharia da Embraer – Aviação Executiva. “Gostaria também de felicitar a ANAC pelo profissionalismo e competência demonstrados durante a campanha de certificação do Phenom 300.”


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Executivos da Embraer e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) durante a cerimônia de entrega do certificado de tipo do jato Phenom 300, realizada nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, na sede da Embraer, em São José dos Campos.

O altamente intuitivo sistema Prodigy® flight deck, baseado nos aclamados aviônicos Garmin G1000, foi concebido a partir da experiência acumulada pela Embraer no desenvolvimento de projetos orientados a fatores humanos. Sua filosofia quiet and dark, combinada com características ergonômicas excepcionais, oferece completo alerta situacional e de automação, gerando baixa carga de trabalho, o que possibilita ao jato ser operado por apenas um piloto.
O interior do Phenom 300 foi certificado para oferecer espaço e conforto sem precedentes na categoria de jatos light. As janelas, o volume da cabine e o compartimento de bagagem são os maiores entre todos os jatos desta classe. A seção transversal Oval Lite beneficia os passageiros com amplo espaço para as pernas e a cabeça, com assentos totalmente reclináveis que podem se mover lateralmente e girar 180º oferecendo aos passageiros grande mobilidade na cabine. Com uma porta rígida, o lavatório traseiro é o único no segmento que possui serviço externo. O sistema de entretenimento a bordo oferece como opcionais monitores individuais e uma tela de 10,4 polegadas no teto. A generosa galley e o espaço de armazenamento do guarda-roupa adicionam conveniência a uma experiência premium de viagem.
“Quero parabenizar as equipes da Embraer e os nossos parceiros pela criatividade, competência e dedicação para produzir este jato que é o melhor de sua classe”, disse Affonso.


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Certificado de tipo do jato Phenom 300, entregue nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, em cerimônia realizada na sede da Embraer, em São José dos Campos.

“Estou muito feliz pelo sucesso na certificação do Phenom 300 menos de um ano após certificar o Phenom 100, e com excelentes resultados.”
Além de seus incríveis conforto e desempenho, o Phenom 300 também estabeleceu um novo patamar em termos de robustez, simplicidade na manutenção, e despachabilidade. Projetado para um ciclo de 35 mil horas de vôo, o avião também oferece outras características únicas que elevam o Phenom 300 ao mais alto nível entre os jatos light: SmartprobesTM, que aumentam a confiabilidade e reduzem as tarefas de manutenção; freios de carbono, que permitem 60% menos substituições; sistema brake-by-wire; sangria quente para o sistema de anti-gelo do estabilizador horizontal; e ponto único de reabastecimento de combustível.
Ao mesmo tempo em que a Embraer recebe o certificado de tipo para o Phenom 300, a ANAC também concedeu o certificado de produção, que aprova o processo de fabricação em série de aeronave. O processo começou em junho de 2007, e a Embraer teve de demonstrar que o Sistema de Organização da Produção (SOP) do Phenom 300 está de acordo com as regras da autoridade aeronáutica brasileira. As principais características analisadas pela ANAC foram o projeto e o controle de materiais, o processo de fabricação, despacho final e a aeronavegabilidade continuada, que fazem parte do Manual de Organização da Produção (MOP).
A estrutura de Suporte ao Cliente de Jatos Executivos da Embraer está pronta para a entrada em serviço do Phenom 300. A rede de centros de serviço de Jatos Executivos da Embraer atualmente consiste em seis unidades próprias e mais de 30 centros de serviço autorizados em todo o mundo.
A Companhia também possui parcerias com renomadas empresas em áreas de logística e de treinamento de pilotos. A estrutura de suporte ao produto da Empresa abrange operações de voo e suporte técnico e de manutenção, bem como um novo Contact Center, que reduz o tempo de permanência em solo aplicando os recursos apropriados de forma rápida e eficiente em situações críticas.
A partir de 1º de Fevereiro de 2010, o preço de lista do Phenom 300 será de US$ 8,14 milhões em condições econômicas de 2010, para um avião na configuração básica FAA.

Fonte:Asas

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