EUA acreditam que incidente em voo possa ter sido tentativa de atentado
Passageiro de avião que pousou em Detroit estaria portando artefato.
Agências internacionais e imprensa dos EUA citam oficial da Casa Branca.
O governo dos Estados Unidos acredita que o incidente ocorrido nesta sexta-feira (25) em um avião da Northwest Airlines possa ter sido uma tentativa de atentado terrorista, segundo um oficial da Casa Branca citado por agências internacionais e órgãos de imprensa americanos. O oficial não foi identificado. O Airbus 330 transportava 278 pessoas e fazia a rota Amsterdã–Detroit, após sair da Nigéria.
Segundo um boletim do governo federal obtido pela rede de TV CNN, o passageiro que estaria portando um artefato explosivo é de nacionalidade nigeriana e "alega ter filiação extremistas". O suspeito foi preso e está sendo tratado por queimaduras sofridas na explosão.
O incidente ocorreu durante o voo 256 e causou ferimentos leves em dois passageiros, segundo a imprensa norte-americana. A própria tripulação do avião foi quem conseguiu controlar o homem e evitar um acidente mais grave.
Inicialmente, foi divulgado que o homem teria tentado acender fogos de artifício. No entanto, fontes não identificadas citadas pelas agências afirmam que o material seria uma mistura de pó e líquido.O boletim obtido pela CNN afirma que o explosivo "foi adquirido no Iêmen junto com as instruções de como ele deveria ser usado".
"O fato aconteceu no momento do pouso", declarou Susan Elliott, porta-voz da Delta Airlines, proprietária da Northwest. "O homem foi controlado imediatamente", explicou. O avião aterrissou sem problemas em Detroit, nos Estados Unidos. O caso é investigado pelo FBI.
Segundo a ABC News, o autor do possível atentando é um nigeriano, que afirma ter recebido instruções da Al Qaeda. Ele foi detido assim que a aeronave chegou à cidade e levado para um hospital da região para tratar as queimaduras causadas pelos fogos. Autoridades não comprovaram ainda se o depoimento do homem é verdadeiro.
As agências também relatam que o presidente Barack Obama, que passa férias no Havaí, foi informado sobre o incidente e determinou que sejam tomadas medidas para aumentar a segurança em voos.
Fonte:Globo.com