O ano de 2009 foi embora melhor do que começou. Bem melhor, aliás. E melhor do que se esperava. O Brasil cresceu 0,2% do PIB, teve uma inflação de 4,3%, o dólar está a R$ 1,73 e a taxa Selic ficou nos 8,67%. Na verdade, o ano foi de um “balança mais não cai” danado no Brasil. Principalmente para o lado das empresas. O que resta agora é um forte otimismo para o ano que acaba de começar. A pesquisa “Panorama Empresarial 2010”, divulgada pela consultoria Deloitte, mostra essa felicidade por parte dos empresários. São 95% das empresas esperando aumento de receitas. Na verdade, o ano de 2010 tem sido muito bem aguardado pelos brasileiros.
No que se refere ao comércio, o IBGE já mostrou que em 2009 as vendas ficaram abaixo do registrado em 2008, mas a expectativa está mesmo neste novo ano. Será a retomada das vendas num ritmo que nem em 2007 e 2008. A indústria é que vai andar mais devagar, mas também para ela o ano de 2010 não será pior. Mas é isso, o quarto trimestre de 2009 foi até um pouco mais aquecido. Agora, vamos aguardar - com toda esperança - o “2010 estraordinário” que prometeu o presidente Lula.
Aviação - A TAM ampliou o acordo que tem com a LAN Argentina de compartilhamento de código de voo (codeshare). Agora a TAM poderá comercializar, com seu próprio código, os voos operados pela LAN Argentina para as cidades de Bariloche, Comodoro Rivadavia, Córdoba, Mendoza, Rio Gallegos, Salta e Ushuaia. Do outro lado, a LAN Argentina tem direito de vender voos da TAM, partindo de São Paulo e Rio de Janeiro para diversos destinos brasileiros.
Um 2010 bem azul
O setor hoteleiro de Pernambuco não tem o que reclamar do ano de 2009. As ocupações repetiram o resultado bem sucedido de 2008 e chegaram próximas a 85%. E olha que as diárias médias e o faturamento cresceram mais de 60%, segundo a ABIH-PE. O presidente da entidade, José Otávio Meira Lins, está sorrindo à toa. Ele faz figa para 2010 e diz: “o horizonte é azul e continuaremos a pleno vapor”.
Saldo muito positivo
As parcerias que a Cielo (ex-VisaNet) vem fazendo nos centros de compras do País deu certo. A empresa registrou neste Natal recordes inéditos em transações de vendas feitas com cartões Visa. No último dia 23, por exemplo, a Cielo capturou e processou mais de 17 milhões de transações em sua rede - o maior número já alcançado em um só dia.
Imóveis
A Queiroz Galvão já comercializou mais de 60% de seu novo empreendimento, no Rosarinho. Com uma torre de 29 apartamentos sendo três unidades por andar, o edifício Maria Luiza tem apartamentos entre 97 e 103 metros quadrados.
Bons resultados
A Ampla está cheia de motivos para comemorar o fim do ano. A agência cresceu 15% em relação a 2008 e a perspectiva para 2010 é ampliar o faturamento em 30%. Para isso, a Ampla manterá no próximo ano sua filial no Espírito Santo.
Curtas
Franquia - O empresário Cláudio Pragana Filho, franqueado do Applebee’s no Recife, está feliz. Com quatros anos em funcionamento no Shopping Recife, a franquia americana recebe, por semana, cerca de 3.200 pessoas.
Hospital - O Grupo Unicordis abriu sua nova Unidade de Coronária Intensiva, com nove leitos. O espaço recebeu um investimento de R$ 400 mil, como parte dos planos de expansão do hospital para 2010.
MBA - Estão abertas as inscrições para o MBA da Fundação Getulio Vargas, com início em março. E quem realizar matrícula até o dia 31, na Faculdade Nova Roma, permanece com o valor do curso sem os ajustes de 2010.
“A terceira desaceleração consecutiva no desempenho (da economia na zona do euro) reforça a preocupação sobre uma recuperação frágil”
Jean-Claude Manini, economista-sênior do Conference Board para a Europa.
Fonte:Folha Economica