25 janeiro, 2010

Anac habilita seis empresas para operar novos voos em Congonhas

Anac habilita seis empresas para operar novos voos em Congonhas

Azul, Webjet e NHT passarão a ter horários no aeroporto.
Distribuição de novos voos ocorrerá no dia 1o de fevereiro.

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (25) 

Mais empresas aéreas poderão operar em Congonhas em 2010, diz Anac


que três novas companhias aéreas estão habilitadas para operar voos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo: Azul, NHT e Webjet.

Em comunicado, a agência informou que habilitou seis empresas para participar da redistribuição de slots (horários de pouso ou decolagem) para novos voos no aeroporto de Congonhas: as "estreantes" Azul, NHT e Webjet, além de Gol/Varig, OceanAir e TAM, que já atuam no aeroporto.

As aéreas devem participar do processo de escolha dos horários disponíveis na próxima segunda-feira (1), em sessão pública que acontecerá no auditório da Anac em Brasília.

"A redistribuição dos slots vai permitir que mais empresas operem no aeroporto mais rentável do país", afirmou a Anac em comunicado.

Os destinos a serem operados ficam a critério das companhias aéreas e não estão atrelados aos horários dos voos.

Trip e Pantanal, que também anunciaram interesse nos horários, não foram habilitadas porque, segundo a Anac, não apresentaram "os índices mínimos de 80% de regularidade e pontualidade, ou não comprovaram patrimônio líquido positivo".

A distribuição

Cada empresa escolherá horários entre os slots disponíveis. A ordem da escolha foi sorteada entre companhias que já voam em Congonhas e será a seguinte: OceanAir, que define um horário de pouso e outro de decolagem; seguida pela Gol/Varig e depois TAM.

Depois dessa rodada, a escolha entre companhias que não atuam em Congonhas ocorrerá em ordem definida em sorteio a ser realizado no dia da redistribuição.

De acordo com a Anac, as companhias terão 30 dias após a distribuição para iniciar os voos; "do contrário, os slots serão redistribuídos".

A agência afirmou que apesar do aumento do número de empresas, Congonhas manterá o limite de pousos e decolagens estabelecido em 2007, após o acidente com o voo da TAM que matou 199 pessoas. Assim, o aeroporto na capital paulista seguirá, no máximo, com 30 pousos ou decolagens por hora para a aviação regular.
A Anac anunciou em meados de dezembro que iria redistribuir 412 slots de Congonhas após ter avaliado a regularidade com que os voos eram feitos pelas empresas aéreas que tinham o direito sobre esses pousos e decolagens.
A maioria dos slots (317) são aos sábados e domingos e estão disponíveis por não serem usados por nenhuma companhia aérea, conforme a agência reguladora.

Fonte:G1 Noticias

Boeing 737-800 caiu logo após decolar de Beirute, capital do Líbano

Governo do Líbano confirma queda de avião no Mar Mediterrâneo


Segundo o governo libanês, 90 pessoas estavam a bordo.

 

O Ministério dos Transportes do Líbano confirmou nesta segunda-feira (25) que um avião da Ethiopian Airlines com 90 pessoas a bordo caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar de Beirute, capital do Líbano. As informações iniciais eram de que havia 92 pessoas na aeronave.

 

O Boeing 737-800 decolou às 2h30 (horário local, 22h30 no horário de Brasília) com destino à capital da Etiópia, Addis Abeba.

A causa do acidente ainda não é conhecida, mas a polícia já descartou a hipótese de terrorismo e avalia que a queda possa ter sido provocada pelo mau tempo. Chovia forte em Beirute no momento da decolagem. O Exército libanês afirmou em um comunicado que o avião estava "em chamas após a decolagem".

Foto: Arte/G1

Mapa mostra local do acidente com o avião da Ethiopian Airlines (Foto: Arte/G1)

“O tempo estava, sem dúvida, muito ruim”, disse o Ministro dos Transportes do Líbano, Ghazi Aridi. Segundo ele, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa libanesa. Helicópteros e navios vasculham a área em busca de possíveis vítimas e destroços.

 

A companhia aérea divulgou uma nota oficial em seu site confirmando que o avião está desaparecido.

“Uma equipe já está trabalhando no levantamento de todas as informações pertinentes”, diz o comunicado. “Uma equipe de investigação foi enviada para o local e divulgaremos novas informações assim que recebermos.”

O avião transportava 83 passageiros e sete tripulantes. Anteriormente, foi divulgado que 85 passageiros estavam a bordo. O Ministro dos Transportes declarou que na aeronave viajavam 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma francesa e dois britânicos de origem libanesa.

Parentes dos passageiros começaram a chegar no aeroporto de Beirut nesta segunda, muito emocionados. O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou um dia de luto oficial e pediu o fechamento de escolas entidades públicas. 

Segundo as agências Associated Press e Efe, quatro corpos já foram retirados do mar. 

Foto: Mahmoud Zayyat/AFP

Membro do Exército inspeciona o que poderiam ser restos da aeronave que caiu no mar do Líbano, nesta segunda (Foto: Mahmoud Zayyat/AFP )

Foto: Reuters

Equipes de resgate buscam vítimas e destroços de avião no Mar Mediterrâneo (Foto: Reuters)

Fonte:G1 Notícias

Doadores do Haiti terão encontro

 

Encontro terá a presença da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton

 

Estados Unidos, França, Brasil e outros “amigos do Haiti” terão uma reunião nesta segunda-feira, em Montreal. O objetivo do encontro é coordenar o auxílio ao país caribenho, que sofreu um violento terremoto no dia 12, e preparar um futuro encontro sobre a reconstrução haitiana. A coordenação da resposta internacional é crucial, após órgãos do governo haitiano, estradas e a infraestrutura de comunicação do país terem sido destruídos ou severamente danificados.
O encontro terá a presença da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e dos ministros das Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, e brasileiro, Celso Amorim O encontro deve confirmar o papel central dos EUA no auxílio ao país, já ilustrado pela forte presença militar norte-americana e nos esforços de ajuda ao país.
Até o domingo, a presença militar norte-americana no Haiti deve subir para 20 mil soldados, incluindo aqueles que estarão em terra e na costa do país. Houve certa tensão na semana passada entre Washington e Paris por causa do modo como os EUA controlavam o tráfego aéreo no aeroporto de Porto Príncipe. Rapidamente, porém, autoridades francesas buscaram minimizar a questão.
O encontro em Montreal deve contar ainda com enviados de Argentina, Chile, Peru, Uruguai, México, Costa Rica e Espanha. O anfitrião será o ministro das Relações Exteriores canadense, Lawrence Cannon. A reunião será na sede da Organização Internacional de Aviação Civil em Montreal, uma cidade descrita de modo afetuoso como a segunda capital do Haiti, onde vivem mais de 100 mil haitianos.

Fonte:Correio da Paraíba

BEM VINDOS ao BLOG RUNWAY14 SBFL

O Blog MARCELO FLN lhes dá as boas vindas e agradece pelo acesso à página. Diáriamente estarei postando fotos e notícias relacionadas à aviação de forma geral,oportunidades de carreira na aviação,e vídeos exclusivos.
Pesquisa personalizada

Tradutor

Tempo

Twitpic Floripamarcelo

Fotos da Semana

Cadastre-se E Receba Nossas Notícias

Digite seu Endereço de E-mail:

Delivered by FeedBurner

MURAL de FOTOS


Created with flickr slideshow.

Arquivo