04 janeiro, 2010

Companhias aéreas processam britânicos para escapar de limite de emissões

 

setor aéreo está questionando a implementação das regras da primeira fase do esquema de comércio de emissões da União Européia (EU ETS, sigla em inglês) no Reino Unido

 

As empresas norte-americanas American Airlines, Continental e a United Airlines se juntaram com a Associação de Transporte Aéreo (ATA, sigla em inglês) para processar o secretário de estado britânico para energias e mudanças climáticas em uma tentativa de bloquear a regulamentação emissões de dióxido de carbono, reportou o Aviation Week.
O setor aéreo está questionando a implementação das regras da primeira fase do esquema de comércio de emissões da União Européia (EU ETS, sigla em inglês) no Reino Unido.
“Trouxemos esta ação para preservar os direitos dos nossos membros de desafiar a implementação do EU ETS na sua aplicação na aviação”, comentou a porta-voz da ATA Victoria Day. O EU ETS pretende incluir todas as decolagens e pousos dentro dos países membros do bloco na regulamentação das emissões de gases do efeito estufa a partir de 2012.
Segundo a ação, as regras do EU ETS violariam o acordo bilateral EUA-UE de transporte aéreo fechado em abril de 2007 e o Protocolo de Quioto. De acordo com estimativas do Carbon Trust, órgão consultivo do governo britânico, as companhias aéreas podem precisar desembolsar até € 35 bilhões entre 2012 e 2020 com permissões de emissão de dióxido de carbono, segundo o Business Week.
A ATA defende uma abordagem global focada no setor para lidar com as emissões, sob a coordenação da organização da aviação civil internacional (OACI), que faz parte das Nações Unidas.

Fonte:Carbono Brasil

Anac diz que voos atrasaram menos em 2009

 

Apesar do acréscimo no número de passageiros, o movimento nos aeroportos foi considerado tranquilo pela Anac, incluindo o final de ano, época em que o movimento costuma ser intenso.

 

Brasília - Um balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), divulgado hoje (4), mostra que os voos atrasaram menos em 2009, registrando a média anual de 11%. Em 2007, desde que os dados começaram a ser computados em maio, a média de atrasos do ano foi de 28,6%. Em 2008, a média foi de 17,5% de janeiro a dezembro.
O número de passageiros aumentou em 2009. Segundo projeções da Anac, o ano passado teve mais de 126 milhões de embarques e desembarques, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008. Comparado com 2007, o acréscimo é de 15,4 milhões.
Apesar do acréscimo no número de passageiros, o movimento nos aeroportos foi considerado tranquilo pela Anac, incluindo o final de ano, época em que o movimento costuma ser intenso. De acordo com a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, uma das razões para isso é o aumento no número de empresas aéreas.
"O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)", afirmou Solange.
Outro motivo apontado pela Anac para o bom funcionamento dos voos e dos aeroportos durante a época de final de ano foi o comprometimento das companhias aéreas com a Anac em não praticar overbooking, além de aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. As informações são do JB Online.

Fonte:Portugal Digital

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