15 dezembro, 2009

Transporte Aéreo Reduz Atrasos

 
O Transporte aéreo cresce fora de São Paulo e entre empresas menores.

Juntas, as companhias Azul, OceanAir, Passaredo, Trip/Total, Webjet e outras menores já representam em novembro quase 14% do mercado brasileiro, um salto de 67,5% em relação a novembro de 2008

A demanda pelo transporte aéreo em voos domésticos em novembro deste ano teve alta de 38,4%, em relação à novembro de 2008, com ocupação de 70,8% do total de assentos oferecidos, segundo os Dados Comparativos Avançados divulgados nesta quarta-feira (9) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De janeiro a novembro, as companhias aéreas brasileiras acumularam crescimento de 15,6% no mercado nacional e ocupação de 66%. As principais características do setor aéreo neste ano têm sido a expansão fora de São Paulo, o aumento da participação de mercado das empresas de menor porte e mais eficiência, com a queda nos atrasos.
Juntas, as companhias Azul, OceanAir, Passaredo, Trip/Total, Webjet e outras menores já representam em novembro quase 14% do mercado brasileiro, um salto de 67,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado mostra que atualmente há mais concorrência ao mesmo tempo em que há mais pessoas viajando de avião, já que as maiores empresas – TAM e Gol/Varig – também estão transportando mais passageiros em 2009.
Outro efeito do aumento da concorrência é a queda nas tarifas: o valor por quilômetro voado no Brasil acumulado de janeiro a outubro é o menor desde 2002: R$ 0,47, segundo o indicador Yield Tarifa calculado pela Anac e atualizado pelo índice de inflação do IPCA (IBGE).
Com mais passageiros, as companhias aéreas e os aeroportos brasileiros demonstraram melhor eficiência: os atrasos nos voos regulares em novembro caíram para 13%, ante 16,6% de novembro de 2008. A média de atrasos mensais nos voos neste ano, até novembro, está em 10,4%, enquanto em 11 meses de 2008, com menos passageiros, foi de 17,1%.
O movimento está aumentado em todo o Brasil, mas principalmente fora dos dois maiores aeroportos de São Paulo: Guarulhos cresceu apenas 2,9% no acumulado de janeiro a outubro de 2009, com relação ao mesmo período de 2008, enquanto em Congonhas o movimento caiu 2,7%. De acordo com dados da Infraero, estes dois aeroportos receberam, em 10 meses, 190 mil passageiros a mais do que no ano passado. Já nos demais aeroportos brasileiros, o crescimento foi de 13,8%, com acréscimo de 9,1 milhões de passageiros.
Mercado internacional - A recuperação também já é visível nos voos internacionais das companhias brasileiras, já que o tráfego cresceu pelo terceiro mês consecutivo: 8,2% em setembro, 11,9% em outubro e 12,05% em novembro. Em novembro, a ocupação nos voos internacionais foi de 72,2%, ante 66% registrados em novembro de 2008. No acumulado do ano, o mercado internacional para as brasileiras reduziu as perdas para 1,85%, com ocupação média de 69,1%.
As tabelas com os Dados Comparativos Avançados da Anac estão disponíveis na Internet, no endereço: www.anac.gov.br.

Fonte:Em Questão/DF

Nenhum comentário:

BEM VINDOS ao BLOG RUNWAY14 SBFL

O Blog MARCELO FLN lhes dá as boas vindas e agradece pelo acesso à página. Diáriamente estarei postando fotos e notícias relacionadas à aviação de forma geral,oportunidades de carreira na aviação,e vídeos exclusivos.
Pesquisa personalizada

Tradutor

Tempo

Twitpic Floripamarcelo

Fotos da Semana

Cadastre-se E Receba Nossas Notícias

Digite seu Endereço de E-mail:

Delivered by FeedBurner

MURAL de FOTOS


Created with flickr slideshow.

Arquivo