Apesar do acréscimo no número de passageiros, o movimento nos aeroportos foi considerado tranquilo pela Anac, incluindo o final de ano, época em que o movimento costuma ser intenso.
Brasília - Um balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), divulgado hoje (4), mostra que os voos atrasaram menos em 2009, registrando a média anual de 11%. Em 2007, desde que os dados começaram a ser computados em maio, a média de atrasos do ano foi de 28,6%. Em 2008, a média foi de 17,5% de janeiro a dezembro.
O número de passageiros aumentou em 2009. Segundo projeções da Anac, o ano passado teve mais de 126 milhões de embarques e desembarques, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008. Comparado com 2007, o acréscimo é de 15,4 milhões.
Apesar do acréscimo no número de passageiros, o movimento nos aeroportos foi considerado tranquilo pela Anac, incluindo o final de ano, época em que o movimento costuma ser intenso. De acordo com a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, uma das razões para isso é o aumento no número de empresas aéreas.
"O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)", afirmou Solange.
Outro motivo apontado pela Anac para o bom funcionamento dos voos e dos aeroportos durante a época de final de ano foi o comprometimento das companhias aéreas com a Anac em não praticar overbooking, além de aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. As informações são do JB Online.
Fonte:Portugal Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário