A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu a distribuição de 355 horários de pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas, os chamados slots. A sessão será retomada na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro.
Como o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ainda não decidiu sobre os slots da Pantanal Linhas Aéreas, a Anac teve que suspender a sessão de hoje. A Pantanal entrou com um pedido no tribunal para impedir a redistribuição de 61 slots do aeroporto de Congonhas, que foram tomados da companhia por descumprimento da meta de regularidade e pontualidade.
Segundo Marcelo Guaranys, diretor de regulação econômica da Anac, a suspensão será nociva, pois atrasará a distribuição de slots, que são - como fez questão de frisar-- bens públicos. "Isso tem um valor para a sociedade, não permite mais voos no aeroporto mais congestionado do país", disse.
Guaranys afirmou que a TAM, ao comprar a Pantanal, já tinha sido informada de que não teria o direito de absorver automaticamente os slots da companhia. "A Pantanal está querendo ganhar dinheiro. Os slots são da sociedade", disse.
Dos 355 slots que a Anac pretende distribuir, 40 são em dias de semana, 173 aos sábados e 142 aos domingos. Todos os 40 slots de dias de semana, portanto mais nobres, estão incluídos no conjunto de 61 horários que a Pantanal, por meio da TAM, quer recuperar.
Fonte:BOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário