Segundo a Eurocontrol, grande parte do tráfego aéreo está suspenso na Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia. O espaço aéreo britânico está fechado desde as 8h de Brasília
Fumaça vinda de vulcão na Islândia afeta tráfego aéreo em vários países da Europa, informa Eurocontrol
Restrições no tráfego aéreo provocadas pelas cinzas de um vulcão islandês podem ser estendidas a outros países, após os transtornos no norte da Europa, informou a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol). No Reino Unido, o espaço aéreo está totalmente fechado e deve continuar paralisado até as 5h desta sexta-feira (1h de sexta-feira em Brasília).
Em um comunicado, o Eurocontrol informou que as restrições aéreas podem chegar, ao longo da tarde desta quinta-feira, a outros países europeus, como a Bélgica e a Alemanha.
Segundo a Eurocontrol, grande parte do tráfego aéreo está suspenso na Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia. O espaço aéreo britânico está fechado desde as 8h de Brasília.
A agência apontou, no entanto, que as principais rotas que passam pelo limite norte do Atlântico chegaram aos aeroportos europeus com poucos transtornos.
A partir desta tarde, será necessário desviar as rotas do limite oeste em direção ao sul para escapar da área de cinza vulcânica, o que não evitará que sofram perturbações.
A Eurocontrol explicou que sua unidade central de gestão do tráfego aéreo recebeu ontem à tarde o aviso de que uma nuvem de cinza vulcânica procedente da Islândia poderia avançar em direção aos países do noroeste da Europa.
De acordo com os procedimentos internacionais, os provedores de serviços de navegação aéreos e as autoridades meteorológicas "iniciaram os procedimentos de coordenação apropriados para enfrentar a situação", apontou.
A agência permanece em contato com os serviços de navegação, os aeroportos e as companhias aéreas para comunicar as medidas necessárias. A Eurocontrol aconselhou aos passageiros que se informem sobre seus voos através do aeroporto ou de sua companhia.
Transtornos
No Reino Unido, a companhia British Airways anunciou nesta quinta-feira que vai cancelar todos os voos até a manhã de sexta-feira por causa da nuvem de cinzas causadas pela erupção vulcânica na Islândia, que provocou o fechamento do espaço aéreo britânico.
Nesta manhã, os aeroportos escoceses de Aberdeen, Edimburgo e Glasgow estavam fechados.
Na Irlanda, segundo a Autoridade de Aviação Irlandesa (IAA, na sigla em inglês), parte do espaço aéreo nacional permanecerá fechada até as 19h (16h em Brasília), período durante o qual nenhum voo irá decolar ou pousar nos demais aeroportos do país.
Os voos no aeroporto internacional de Belfast e no aeroporto George Best, da capital da Irlanda do Norte, também foram cancelados.
A Noruega também suspendeu todo o tráfego aéreo com origem ou destino a Oslo a partir das 10h (5h de Brasília). Todo o espaço aéreo norueguês está fechado.
Na Dinamarca, a direção de Kastrup (Copenhague) comunicou que o maior aeroporto do país ficará fechado até as 17h (12h em Brasília), e informou que é provável que o tráfego aéreo continue paralisado até amanhã.
Na Islândia, no entanto, apenas os voos internos na parte leste e norte foram atingidos, enquanto o aeroporto internacional de Keflavik continua funcionando normalmente.
Fonte:Folha online
Nenhum comentário:
Postar um comentário