27 agosto, 2010

Anac regulamenta inspeção de bagagens

 

Passageiros de voos domésticos só serão obrigados a retirar objetos pessoais - como chapéu, cintos e sapatos - ou a abrir maletas de computadores portáteis em casos em que haja suspeita de porte de item proibido. A medida visa dar mais agilidade na inspeção de passageiros e de bagagens de mão e está prevista na Resolução nº 167, publicada na semana passada no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Conforme o superintendente do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto - localizado na Grande João Pessoa, Alexandre Oliveira da Silva, esta medida já vinha sendo adotada como procedimento padrão, mas agora ela ganha notoriedade. "Não deve mudar muita coisa. Na prática nós já cumpríamos este procedimento. Os passageiros não deverão perceber diferenças, eles já estão acostumados", afirmou.
Os critérios para que seja feita ou não uma inspeção mais detalhada no passageiro e em sua bagagem de mão deverão ser definidos pela Polícia Federal. Além desta medida, também foi publicada a Resolução nº 167 que estabelece diretrizes para o gerenciamento de risco à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita previsto no Plano Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC), instituído por decreto do Presidente da República.  As novas resoluções fazem parte do processo de revisão das normas brasileiras da aviação civil. Com estas resoluções, a inspeção deverá ser agilizada mantendo os padrões internacionais de segurança.
A partir da próxima segunda-feira, o Aeroporto Castro Pinto terá mais três opções de voos de João Pessoa para Recife e outras três opções saindo de Recife para João Pessoa. Os voos que partirão de Recife a João Pessoa serão às 6h42, 15h36 e 21h20. Já os voos que partem de João Pessoa para a capital de Pernambuco sairão às 9h10, 20h30 e 22h. As informações sobre preços de passagens podem ser encontradas no site da empresa aérea Noar (
www.voenoar.com.br), que irá operar os novos voos.

Fonte:  Jornal da Paraíba - PB

24 agosto, 2010

Ivete Sangalo vira aeromoça em voo para Nova York

 Imagine você, cidadão brazuca, que economiza cinco anos numa passagem pra Nova York, nos Estados Unidos. Está lá, no seu voo, na tranquilidade, e torcendo pra que a joça do avião não caia. Quando vê, aparece a cantora Ivete Sangalo aloprando pelos corredores da aeronave. Surpresa ou decepção?

Reprodução

E foi exatamente isso que aconteceu! A cantora surgiu de surpresa para os passageiros de um voo de Salvador a NY, para convidar os passageiros a assistirem ao seu show no Madison Square Garden, dizendo ser um "evento do Brasil, não de Ivete Sangalo".

Confira o video:

Fonte: Clicrbs/SC

Embraer 190 com 96 pessoas a bordo cai na China

 

Acidente ocorreu na província de Heilongjiang , segundo a agência Xinhua.
Vinte feridos foram hospitalizados, e não há informação sobre moprtes

 

Um avião de passageiros com 96 pessoas a bordo caiu nesta terça-feira (24) no nordeste da China, informou a agência estatal de notícias Xinhua.

Pelo menos 20 feridos foram resgatados e levados a hospitais locais, segundo a agência. Não há confirmação de mortes.

O acidente ocorreu às 22h10 locais na cidade de Yichun, na província de Heilongjiang, segundo a agência, que citou fontes do governo e da companhia local Henan, dona do avião.

O avião havia decolado uma hora antes da cidade de Harbim, capital da província.

Segundo a agência Nova China, a aeronave seria um E-190 construído pela brasileira Embraer.

Fonte: Do G1, com agências internacionais

23 agosto, 2010

Azul começa voar para Joinville dia 18 de outubro

Por dentro dos aviões que a Azul deve voar para Joinville

 

A Azul solicitou  à Anac a autorização para iniciar seus voos em Joinville, inicialmente será um voo diário entre Joinville e Campinas e outro no sentido inverso, os voos começam dia 18 de outubro.

Será apenas um voo diário entre Joinville e Campinas, mas com apenas 1 conexão em Campinas será possível chegar a mais 20 cidades.

A venda de passagens deve começar na primeira semana de setembro.

Detalhes dos voos:
4142 E195 – de domingo a sexta-feira – Campinas 22:15 – Joinville 23:15
4143 E195 – de segunda a sábado – Joinville 05:50 – Campinas 06:40
4150 E190 – apenas domingo – Campinas 10:10 – Joinville 11:10
4153 E190 – apenas domingo – Joinville 11:40 – Campinas 12:40

Veja imagens de como são os Embraer 190 e 195, os aviões que a Azul deve usar nos voos entre Joinville e Campinas a partir de outubro. As fotos são da Embraer.

Cockpit dos pilotos

Cockpit dos pilotos

Interior da cabine de passageiros de um Embraer 195 da JetBlue, companhia que também foi fundada por David Neeleman

Interior da cabine de passageiros de um Embraer 195 da JetBlue, companhia que também foi fundada por David Neeleman

Fonte:Clicrbs/SC/Melhores Destinos

21 agosto, 2010

Grupo de teatro é barrado ao tentar entrar na Inglaterra

 

Este sábado (21) seria o último dia de apresentação do grupo.
Ator conta que artistas tiveram malas revistadas.

Caroline Hasselmann Do G1 SP

Grupo de teatro antes de embarcar para Londres no Aeroporto de Guarulhos

Integrantes do grupo Teatro da Curva posaram para foto no Aeroporto de Guarulhos antes de embarcar para Londres

Este sábado (21) seria o último dia de apresentação da peça “Otimismo” do grupo Teatro da Curva, se os atores tivessem conseguido entrar na Inglaterra. A convite do festival Camden Fringe, em Londres, o grupo com dez atores iria fazer quatro dias de apresentação de graça no Festival.

“Recebemos o convite há seis meses e uma relação de documentos que o Festival mandou para entrarmos no país. Entre eles, estava a carta-convite, de acomodação e explicando que era de caráter não remunerado. Por isso, não precisava de visto”, diz o ator Celso Melez, um dos nove barrados.

Assim, conta Melez, o grupo se organizou para viajar. Mas, depois de embarcarem para a Inglaterra no domingo (15) e de horas cansativas de viagem, a surpresa: dos dez atores, apenas um conseguiu passar pela imigração e entrar em Londres porque tem passaporte europeu.

O ator disse que, ao passar pela imigração, foi pedido para que aguardassem no saguão de entrada e que a espera foi de quase duas horas. Nesse tempo, responderam a perguntas cordiais de oficias, que afirmavam que faltava pouco para liberar a entrada no país.

“Ele avisaram que iam revistar nossas malas, só que, quando chegaram com a mala da minha colega, o lacre já estava rompido. Só depois pediram para assinarmos um papel sobre a ciência da autorização da revista”, conta.

Melez contou ainda que, após a revista, o grupo foi levado para uma sala de imigração que já tinha um croata, um colombiano e um brasileiro que estavam sendo deportados. Foi nesta sala que, segundo ele, todos tiveram que tirar fotos, deixar as impressões digitais e responder a mais perguntas. Lá, todos os passaportes foram carimbados como inadmitidos.

“Só então quando voltamos para a sala de imigração é que uma tradutora veio com o chefe deles, que disse que gostaram da gente porque respondemos tudo, mas que não iríamos ficar no país. A partir daí apareceram diversos seguranças que revistaram, mais uma vez, a gente. Só que, dessa vez, com excesso de força. Já não tínhamos celular, nem bolsas, nem podíamos pegar nossas bagagens. Banho ou trocar de roupa, nem pensar”, relata.

Celso conta que até a hora de embarcar foram alvo de piadas e risadas dos seguranças que os observavam e afirmou que pessoas do Festival os aguardavam no aeroporto. Um advogado do festival ainda teria entrado em contato com a imigração para explicar a presença do grupo no país, mas não adiantou.

“O maior erro foi do Festival, porque não tinha licença para chamar artista de outro país para a Inglaterra, só que nos informou que podia. O que nos deixou chateado foram as piadas que ouvimos e como nos trataram mal”, desabafa.

O grupo viajou por conta própria e o valor calculado do prejuízo gira em torno de R$ 25 mil. Eles aguardam comunicado do Festival e disseram que pretendem entrar em contato com o Consulado Britânico.

A reportagem procurou o Consulado Britânico em São Paulo por volta das 17h deste sábado (21) mas o local estava fechado.

Fonte:Caroline Hasselmann Do G1 SP

Passageiros poderão usar celular em aviões Airbus da TAM

 

Celular no aviao

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o uso de celulares em voos da companhia áerea TAM. A empresa OnAir, responsável pela tecnologia de uso de telefonia móvel em aeronaves, permite que até 12 pessoas usem seus aparelhos ao mesmo tempo. Os passageiros também poderão enviar mensagens sem restrições e usar smartphones para navegação pela internet e acesso a e-mails.
O chamado Serviço Móvel Pessoal (SMP) será cobrado diretamente da conta do usuário - a tarifa ainda não está definida - e deve ser implantando em voos domésticos da TAM. Os testes estão previstos para os próximos quatro anos para checar a aceitação pelos passageiros.
Os aparelhos só poderão ser ligados quando o avião estiver a 3.000 metros de altitude e o uso será vetado durante os pousos e as decolagens. A TAM possui um modelo Airbus já com o SMP instalado e mais dois vão receber o equipamento.
Os Estados Unidos proíbe o uso de celulares durante os voos, mas ele está liberado em alguns países da Europa, da Ásia, do Oriente Médio e da Oceania.

20 agosto, 2010

Vírus em computador derrubou avião na Espanha em 2008, diz jornal

 

Aeronave explodiu ao decolar no Aeroporto de Barajas, há dois anos.
Computador contaminado registrava falhas em aeronaves.

 

O computador central responsável por registrar falhas dos aviões da companhia aérea Spanair estava contaminado com vírus na época do acidente em que 154 pessoas morreram na Espanha, em 2008.

O computador emite um sinal de alarme ao monitor quando três problemas técnicos similares são registrados no mesmo aparelho. De acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira (20) pelo jornal espanhol El País, o avião, que caiu ao decolar no Aeroporto de Barajas, há exatos dois anos, continha três incidentes, que não foram registrados a tempo pelo computador.

Uma declaração interna da Spanair, no mesmo dia em que ocorreu o acidente, indicava que o computador estava contaminado com “cavalos de troia”. A associação de familiares de vítimas do acidente pediu à Justiça que a Spanair informe todos os dados registrados no computador dias antes e depois do desastre aéreo.

Além do vírus no computador, mecânicos da companhia aérea admitiram que, na época, demoravam 24 horas para anotar no computador as falhas encontradas nos aviões.

Fonte:Do G1, em São Paulo

16 agosto, 2010

Dicas Importantes Para Cartões Fidelidade

Viaje com o seu cartão

 

Cartoes fidelidade

 

 

Preste mais atenção no extrato do seu cartão de crédito. Além de pagar a conta por inteiro, e não entrar no crédito rotativo – cujos juros beiram os 11% ao mês –, você pode estar tendo benefícios que não estão sendo aproveitados. É que, na maioria dos bancos, a cada fatura paga, você ganha pontos. E esta pontuação pode ser trocada por uma série de benefícios, que podem ser utilizados nas suas próximas férias, como passagens aéreas, hotéis e restaurantes.
O tradicional é que a cada dólar gasto (R$ 1,80 em compras) você ganha um ponto, desde que pague a fatura em dia. Mas pode ser mais, para quem tem cartões premium, como os dos tipos platinum ou black. Na maioria dos casos há bônus no momento da inscrição e no pagamento das anuidades.
Os bancos oferecem dois tipos de cartões: um vinculado a companhias aéreas e os tradicionais. No das companhias aéreas, os pontos das faturas são transferidos automaticamente para os programas de milhagem. Nos cartões tradicionais, é preciso transferir os pontos no programa de fidelidade para a empresa de aviação. E tem gente que cobra pela transferência.
Geralmente, a partir de 20 mil pontos (milhas) já é possível trocar uma passagem ida-e-volta para qualquer lugar da América do Sul. É preciso planejar-se para resgatar o prêmio. Quanto mais perto é o voo, mais difícil é encontrar um lugar. As companhias oferecem poucas poltronas para bilhetes-prêmio por voo. Tem casos em que há apenas uma vaga. E é mais difícil ainda achar lugar no verão e em julho, quando se concentram as férias escolares.

Fonte: A Noticia/SC

14 agosto, 2010

Brasileira TAM e chilena LAN formam a maior holding de aviação da América Latina

A TAM ficará com 29,3% e a LAN com 70,6% da participação acionária na nova holding, batizada de Latam Airlines Group.

TAM

 LAN CHILE

 

Brasília - A Latam Airlines, nova gigante de aviação na América Latina, anunciada sexta-feira (13), em acordo entre a brasileira TAM e a chilena LAN, terá faturamento somado de US$ 8,6 bilhões. A nova empresa oferecerá serviços de transporte aéreo de passageiros para mais de 115 destinos, em 23 países, e transporte aéreo de carga.
Segundo o acordo, a TAM ficará com 29,3% e a LAN com 70,6% da participação acionária na nova holding. As duas empresas preveem sinergias de 400 milhões de dólares com a união.
O anúncio foi feito poucas horas depois da empresa aérea brasileira ter anunciado, quinta-feira à noite, prejuízo líquido de R$ 154,1 milhões no segundo trimestre, o que se compara ao ganho de R$ 555,1 milhões registado no período homólogo de 2009.
Os acionistas controladores do grupo TAM, a família Amaro, manterão o controle da TAM Linhas Aéreas, com 80% do capital votante e mais uma participação não divulgada na LAN.
A TAM e LAN manterão as estruturas individuais de diretoria governança corporativa que possuem atualmente.
Em nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários, está definido que a TAM fará uma oferta pública de permuta para fechar capital. Por meio da Oferta Pública de Ações (OPA), os atuais acionistas da TAM receberão 0,9 ação da LAN por cada uma que detém da TAM e a empresa brasileira deixará de ser listada nas Bolsas de Valores de São Paulo e Nova York.
Já a LAN permanecerá cotada nas Bolsas de Santiago e de Nova York, e também BDRs (Brazilian Depositary Receipts) na Bovespa.
A relação de troca das ações da TAM por ações em forma de BDRs da LAN será igual para o acionista controlador da TAM e para os outros acionistas que não fazem parte do grupo de controle, "de forma a garantir o tratamento igualitário dos acionistas", diz o comunicado.
A LAN terá sua denominação social alterada para LATAM Airlines Group S.A., mas as marcas TAM e LAN Airlines serão mantidas e cada transportadora continuará a atuar com sua respectiva marca.
Mauricio Rolim Amaro, atualmente vice-presidente do Conselho de Administração da TAM, será presidente do Conselho da Latam, e Enrique Cueto, vice-presidente da LAN, será o presidente-executivo da Latam Airlines.
O acordo definitivo entre a TAL e a LAN deverá ser assinado dentro de três meses.

Fonte:Africa21/DF

05 agosto, 2010

Anac diz que situação nos principais aeroportos do país é normal

 

Ontem (4), a Anac anunciou que multará a Gol em R$ 2 milhões. O processo deve terminar em dois meses, já que empresa não vai recorrer da decisão.

 

Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou hoje (5) que a situação nos principais aeroportos do país voltou ao normal depois da série de atrasos e cancelamentos de voos da empresa aérea Gol nos últimos dias.
A presidente da agência reguladora, Solange Vieira, que esteve pela manhã nos aeroportos Santos Dumont e Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, disse que os problemas não devem se repetir.
“A gente não tem nenhum problema nos aeroportos”, afirmou ela, ao informar que os índices de atrasos e de cancelamentos de voos são baixos em todas as companhias.
Ontem (4), a Anac anunciou que multará a Gol em R$ 2 milhões. O processo deve terminar em dois meses, já que empresa não vai recorrer da decisão.
Para apurar os motivos de atrasos e cancelamentos de voos da Gol, a agência fará um levantamento sobre o número de tripulantes que trabalharam na companhia em julho. A Anac quer saber se o limite de horas mensais de trabalho foi respeitado.
“Com a Gol, estamos acompanhando semanalmente a questão da tripulação. Tudo indica que foi um problema no sistema da companhia, que contabilizou as horas [de voo da tripulação] erradas”, disse Solange Vieira antes de embarcar para São Paulo.
Do Galeão, a presidente da Anac partiu em um voo da Gol com destino ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para verificar a situação no terminal. Ela irá ainda ao Aeroporto de Guarulhos. As informações são da ABr.

Fonte:Portugal Digital

03 agosto, 2010

TAP transporta 5 milhões de passageiros nos primeiros sete meses do ano

 

De janeiro a maio deste ano, o número de passageiros das linhas do Brasil aumentou 31 por cento, o que se traduziu num total de cerca de 546 mil passageiros transportados.

 

 

Brasília - A companhia aérea portuguesa TAP transportou nos primeiros sete meses do ano 5 milhões de passageiros, o que corresponde a crescimento de 5,9%, comparando com o mesmo período do ano passado.
No mês de julho, de acordo com comunicado da empresa aérea, voaram nos aviões da TAP 940.710 passageiros.
“A TAP não teve em 2010 qualquer aumento da sua frota, pelo que, com o aumento de tráfego verificado, foi possível atingir 80% de taxa de ocupação em julho e um acumulado de 72,6% no ano, contra 73,3% e 65,9% em 2009, respectivamente”, informa a empresa, que tem no Brasil um dos seus principais destinos.
De janeiro a maio deste ano, o número de passageiros das linhas do Brasil aumentou 31 por cento, o que se traduziu num total de cerca de 546 mil passageiros transportados.
No início de julho, a TAP inaugurou a linha aérea entre Campinas e Lisboa com três frequências semanais, aumentando para 17 o número de voos semanais operados pela transportadora aérea portuguesa entre o estado de São Paulo e a Europa.
Com a inauguração da nova linha, a TAP elevou para 70 o número de voos semanais entre o Brasil e a Europa, partindo agora de nove cidades, nomeadamente Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Fonte – Portugal Digital

Funcionários da Gol decidem fazer greve no dia 13

Eles reivindicam melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e do assédio moral.

Gol

Brasília - Trabalhadores da companhia aérea Gol marcaram uma paralisação de 24 horas para o próximo dia 13. Eles reivindicam melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e assédio moral.
A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, disse que a iniciativa dos funcionários, além de ser resultado dos problemas internos da Gol, também está relacionada à lenta fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Agência Nacional em Aviação Civil (ANAC).
"Não podemos esquecer que as multas aplicadas pelo MTE e ANAC são tão baixas, que acabam se tornando um incentivo ao desrespeito à legislação trabalhista e à regulamentação profissional", afirmou, segundo a Agência Estado.

Fonte - Portugal Digital - Brasil/Portugal

02 agosto, 2010

O avião do futuro


Sonhadores imaginam poltronas adaptáveis e fuselagens transparentes; pesquisadores trabalham em aeronaves que consumam menos combustível e sejam mais silenciosas

image

Poltronas feitas de fibras de plantas capazes de mudar de formato para melhor acomodar o passageiro, fuselagens transparentes que oferecem visão de 360 graus, motores que aproveitam até o calor dos passageiros para economizar combustível. Sem compromissos com a viabilidade, essas são algumas ideias que vêm voando pela cabeça de futuristas e inventores. Pesquisadores mais sérios vão atrás de projetos que respondam a um desafio que a Nasa lança em uma área do seu site dedicada a crianças: desenvolva uma aeronave que seja capaz de voar, carregue determinada quantidade de passageiros, tenha um custo compatível, possua autonomia para percorrer o trajeto planejado, tenha um tamanho compatível com a sua função e colabore para a diminuição do tráfego terrestre. Tudo isso, claro, sem colocar nem uma vida humana em risco. Com algumas adaptações, esse desafio repousa sobre as mesas das maiores empresas de aviação e tecnologia do mundo.
Evolução
Os motores de hoje consomem 75%
menos que os similares de 40 anos atrás
Além do problema de transportar cada vez mais gente com um mínimo de conforto, o avião do futuro tem de satisfazer demandas econômicas e ambientais típicas do século XXI. Ou seja, deve consumir o mínimo possível, ser silencioso e aproximar de zero a sua pegada de carbono. Não é tarefa das mais fáceis, até porque lida com questões como os princípios físicos da propulsão e decolagem, que, para azar dos projetistas, são imutáveis. Assim, a estratégia média tem sido desenvolver protótipos que ataquem um problema de cada vez.
Para combater a ditadura do design formado por um cilindro com asas nas laterais, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram dois conceitos: o D e o H. Mas a maior inovação ficou por conta da transferência dos motores de debaixo das asas para o fundo da aeronave, em um sistema de propulsão batizado de BLI (Ingestão na Camada Limite, em português). Com ele, espera-se reduzir o consumo em até 70%. E como se dá o milagre? Os aviões atuais duelam contra correntes de vento velozes na direção contrária. Motores montados na popa recebem correntes com velocidade atenuada pelo atrito contra a própria fuselagem, o que exige um esforço menor para gerar o impulso de ir adiante. “O único senão é que o nosso protótipo é 10% mais lento que um Boeing-737, o que é compensado com sobras pela queda de consumo”, diz Mark Drela, professor do MIT e um dos responsáveis pelo projeto.
Apesar de ainda não ser o ideal, o consumo é o aspecto que mais evoluiu na história da aviação. As aeronaves atuais bebem apenas 25% do querosene que os seus similares consumiam há 40 anos. Mas a possibilidade de estender ainda mais o aproveitamento da cadeia desse combustível está no limite. Por conta disso, os criadores do avião do futuro pesquisam novos compostos.

image

Como acontece nos carros, o Brasil está uma curva adiante no uso de biocombustíveis na aviação. Desde 2008, o Ipanema da Embraer mantém-se no ar com a sua barriga abastecida de etanol. “O problema é que esse combustível queima rápido e ainda não possibilita voar por muitas horas. Por isso, o Ipanema é bastante usado em fazendas. O sujeito levanta voo, dedetiza e volta”, diz Frederico Curado, presidente da Embraer. Experiência parecida vem sendo desenvolvida pela EADS, conglomerado que controla a Airbus. Seus pesquisadores estão usando biodiesel de algas para fazer voar aviões austríacos Diamond DA42.
Outro projeto inspirado pelos automóveis é o Sugar Volt (Projeto de Aeronave Subsônica Ultraverde, em português). Como o Toyota Prius, o sistema de propulsão alterna motores a combustão e elétricos. O problema: as baterias são pesadas. A aposta da autora do protótipo, a Boeing, é de que será criado um sistema capaz de guardar o máximo de energia numa superfície menor e mais leve de lítio. Em termos de combustíveis alternativos, o avião SolarImpulse não tem de esperar pelo futuro. Criado pela fábrica de relógios Omega, provou que é possível armazenar energia solar e voar até a noite.
Enquanto esses combustíveis revolucionários seguem em teste e as ideias do primeiro parágrafo deste texto são um sonho, a aeronave que mais atende a uma parte considerável das demandas do futuro é o Airbus A380. Com seus dois andares, leva até 853 passageiros de uma vez, o que faz dele a única aeronave que queima menos de três litros de querosene por passageiro a cada 100 quilômetros. Em 1985, a média era de oito litros. Talvez, no lugar dos modelos de desenho arrojado, os céus do futuro possam ficar repletos de beliches voadores.

Fonte - Isto É - SP

BEM VINDOS ao BLOG RUNWAY14 SBFL

O Blog MARCELO FLN lhes dá as boas vindas e agradece pelo acesso à página. Diáriamente estarei postando fotos e notícias relacionadas à aviação de forma geral,oportunidades de carreira na aviação,e vídeos exclusivos.
Pesquisa personalizada

Tradutor

Tempo

Twitpic Floripamarcelo

Fotos da Semana

Cadastre-se E Receba Nossas Notícias

Digite seu Endereço de E-mail:

Delivered by FeedBurner

MURAL de FOTOS


Created with flickr slideshow.

Arquivo