27 janeiro, 2010

Inscrição para Curso de Tripulante Operacional encerra no domingo

 

Os candidatos passarão por cinco fases seletivas. O curso tem início marcado para 05 de abril.

 

As inscrições para o 4º Curso de Tripulante Operacional Multi-Missão realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), poderão ser realizadas até o domingo (31). Os interessados de Cuiabá e Várzea Grande deverão preencher a ficha de inscrição no Ciopaer, que fica localizado no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Os interessados que forem de outras localidades devem acessar o endereço www.seguranca.mt.gov.br/ciopaer.php, onde se encontram os formulários de inscrições.
O curso será realizado em Várzea Grande, nas instalações do Ciopaer, com início em 05 de Abril e término em 26 de Junho de 2010, conta com uma carga horária de 449 horas/aula e mais quinze dias de estágios em outras unidades aéreas da federação.
Serão ofertadas vinte vagas distribuídas entre o Ciopaer, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Mais dez vagas para outros profissionais das instituições de segurança pública de Mato Grosso e de outros Estados.
Os candidatos passarão por cinco fases seletivas que terão início com a inscrição, com exame de capacidade física, avaliação de habilidades específicas, entrevista e finaliza com a inspeção de saúde. O candidato será submetido para a próxima fase somente se for aprovado na anterior.
No exame de capacidade física serão aplicadas as provas que incluem corrida de 12 minutos, barra fixa, flexões de braço, abdominal e meio sugado. O teste de habilidades específica conta com natação em piscina, flutuação em piscina, tiro prático e salto de plataforma de 10 metros. Na última fase, o candidato deve apresentar o Certificado de Capacidade Física, expedido por Instituições Hospitalares Credenciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Fonte:tvca

Clientes da TAM poderão utilizar celular e internet

 

Duas aeronaves da TAM já foram adaptadas para permitir a utilização de telefonia móvel, e outras duas ainda passarão pelo mesmo processo

 

A TAM Linhas Aéreas será a primeira companhia das Américas a oferecer serviço de telefonia móvel e internet a bordo. A informação é da diretora de marketing da empresa, Manoela Amaro. De acordo com ela, até o final de junho, os passageiros poderão fazer e receber ligações, enviar mensagens SMS, acessar e-mails via smartphone e ainda utilizar a internet por meio de laptops equipados com aparelhos de modem. “O uso desses serviços será cobrado diretamente da conta de telefone dos passageiros”, observa.
De acordo com a executiva, a companhia havia firmado, em outubro de 2008, uma parceria com a empresa suíça de tecnologia OnAir. Duas aeronaves da TAM já foram adaptadas para permitir a utilização de telefonia móvel, e outras duas ainda passarão pelo mesmo processo.
Para que o serviço seja oferecido, falta ainda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, explica. A Anatel precisa autorizar a atuação da OnAir no Brasil e certificar seus equipamentos. Já a Anac precisa avaliar se o sistema pode provocar algum prejuízo à operação dos aviões. Além disso, será necessário alterar a atual legislação, que autoriza o uso de celulares apenas quando os aviões estão em solo e com as portas abertas.
O sistema desenvolvido pela OnAir permite o funcionamento de 12 celulares por avião ao mesmo tempo. “A empresa ainda não definiu quais rotas receberão o serviço. A ideia é testar a aceitação dos passageiros apenas nos voos domésticos. O sistema de telefonia celular a bordo já é utilizado em países da Europa, mas foi proibido nos Estados Unidos, sob o argumento de que o sinal emitido pode interferir nos controles das aeronaves. Além disso, a empresa está prestes a concretizar sua entrada na Star Alliance, a maior aliança de aviação comercial do planeta. Quando o processo for concluído, será parte de uma rede que oferece mais de mil destinos em 175 países.
A TAM deve concluir até abril sua entrada na Star Alliance, a maior aliança global da aviação comercial, integrada atualmente por 26 das maiores companhias aéreas do mundo que atualmente operam 19.700 voos diários em 1.077 aeroportos de 175 países.

Fonte:Correio da Paraíba

26 janeiro, 2010

Quer Ganhar uma viagem ida e volta pela Azul?

Ganhe um bilhete para viajar na Azul Linhas Aereas Brasileiras,acesse agora mesmo o site www.viajamos.com.br e faça seu cadastro para concorrer!

25 janeiro, 2010

Anac habilita seis empresas para operar novos voos em Congonhas

Anac habilita seis empresas para operar novos voos em Congonhas

Azul, Webjet e NHT passarão a ter horários no aeroporto.
Distribuição de novos voos ocorrerá no dia 1o de fevereiro.

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (25) 

Mais empresas aéreas poderão operar em Congonhas em 2010, diz Anac


que três novas companhias aéreas estão habilitadas para operar voos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo: Azul, NHT e Webjet.

Em comunicado, a agência informou que habilitou seis empresas para participar da redistribuição de slots (horários de pouso ou decolagem) para novos voos no aeroporto de Congonhas: as "estreantes" Azul, NHT e Webjet, além de Gol/Varig, OceanAir e TAM, que já atuam no aeroporto.

As aéreas devem participar do processo de escolha dos horários disponíveis na próxima segunda-feira (1), em sessão pública que acontecerá no auditório da Anac em Brasília.

"A redistribuição dos slots vai permitir que mais empresas operem no aeroporto mais rentável do país", afirmou a Anac em comunicado.

Os destinos a serem operados ficam a critério das companhias aéreas e não estão atrelados aos horários dos voos.

Trip e Pantanal, que também anunciaram interesse nos horários, não foram habilitadas porque, segundo a Anac, não apresentaram "os índices mínimos de 80% de regularidade e pontualidade, ou não comprovaram patrimônio líquido positivo".

A distribuição

Cada empresa escolherá horários entre os slots disponíveis. A ordem da escolha foi sorteada entre companhias que já voam em Congonhas e será a seguinte: OceanAir, que define um horário de pouso e outro de decolagem; seguida pela Gol/Varig e depois TAM.

Depois dessa rodada, a escolha entre companhias que não atuam em Congonhas ocorrerá em ordem definida em sorteio a ser realizado no dia da redistribuição.

De acordo com a Anac, as companhias terão 30 dias após a distribuição para iniciar os voos; "do contrário, os slots serão redistribuídos".

A agência afirmou que apesar do aumento do número de empresas, Congonhas manterá o limite de pousos e decolagens estabelecido em 2007, após o acidente com o voo da TAM que matou 199 pessoas. Assim, o aeroporto na capital paulista seguirá, no máximo, com 30 pousos ou decolagens por hora para a aviação regular.
A Anac anunciou em meados de dezembro que iria redistribuir 412 slots de Congonhas após ter avaliado a regularidade com que os voos eram feitos pelas empresas aéreas que tinham o direito sobre esses pousos e decolagens.
A maioria dos slots (317) são aos sábados e domingos e estão disponíveis por não serem usados por nenhuma companhia aérea, conforme a agência reguladora.

Fonte:G1 Noticias

Boeing 737-800 caiu logo após decolar de Beirute, capital do Líbano

Governo do Líbano confirma queda de avião no Mar Mediterrâneo


Segundo o governo libanês, 90 pessoas estavam a bordo.

 

O Ministério dos Transportes do Líbano confirmou nesta segunda-feira (25) que um avião da Ethiopian Airlines com 90 pessoas a bordo caiu no Mar Mediterrâneo pouco depois de decolar de Beirute, capital do Líbano. As informações iniciais eram de que havia 92 pessoas na aeronave.

 

O Boeing 737-800 decolou às 2h30 (horário local, 22h30 no horário de Brasília) com destino à capital da Etiópia, Addis Abeba.

A causa do acidente ainda não é conhecida, mas a polícia já descartou a hipótese de terrorismo e avalia que a queda possa ter sido provocada pelo mau tempo. Chovia forte em Beirute no momento da decolagem. O Exército libanês afirmou em um comunicado que o avião estava "em chamas após a decolagem".

Foto: Arte/G1

Mapa mostra local do acidente com o avião da Ethiopian Airlines (Foto: Arte/G1)

“O tempo estava, sem dúvida, muito ruim”, disse o Ministro dos Transportes do Líbano, Ghazi Aridi. Segundo ele, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa libanesa. Helicópteros e navios vasculham a área em busca de possíveis vítimas e destroços.

 

A companhia aérea divulgou uma nota oficial em seu site confirmando que o avião está desaparecido.

“Uma equipe já está trabalhando no levantamento de todas as informações pertinentes”, diz o comunicado. “Uma equipe de investigação foi enviada para o local e divulgaremos novas informações assim que recebermos.”

O avião transportava 83 passageiros e sete tripulantes. Anteriormente, foi divulgado que 85 passageiros estavam a bordo. O Ministro dos Transportes declarou que na aeronave viajavam 54 libaneses, 22 etíopes, um iraquiano, um sírio, um canadense de origem libanesa, um russo de origem libanesa, uma francesa e dois britânicos de origem libanesa.

Parentes dos passageiros começaram a chegar no aeroporto de Beirut nesta segunda, muito emocionados. O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou um dia de luto oficial e pediu o fechamento de escolas entidades públicas. 

Segundo as agências Associated Press e Efe, quatro corpos já foram retirados do mar. 

Foto: Mahmoud Zayyat/AFP

Membro do Exército inspeciona o que poderiam ser restos da aeronave que caiu no mar do Líbano, nesta segunda (Foto: Mahmoud Zayyat/AFP )

Foto: Reuters

Equipes de resgate buscam vítimas e destroços de avião no Mar Mediterrâneo (Foto: Reuters)

Fonte:G1 Notícias

Doadores do Haiti terão encontro

 

Encontro terá a presença da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton

 

Estados Unidos, França, Brasil e outros “amigos do Haiti” terão uma reunião nesta segunda-feira, em Montreal. O objetivo do encontro é coordenar o auxílio ao país caribenho, que sofreu um violento terremoto no dia 12, e preparar um futuro encontro sobre a reconstrução haitiana. A coordenação da resposta internacional é crucial, após órgãos do governo haitiano, estradas e a infraestrutura de comunicação do país terem sido destruídos ou severamente danificados.
O encontro terá a presença da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e dos ministros das Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, e brasileiro, Celso Amorim O encontro deve confirmar o papel central dos EUA no auxílio ao país, já ilustrado pela forte presença militar norte-americana e nos esforços de ajuda ao país.
Até o domingo, a presença militar norte-americana no Haiti deve subir para 20 mil soldados, incluindo aqueles que estarão em terra e na costa do país. Houve certa tensão na semana passada entre Washington e Paris por causa do modo como os EUA controlavam o tráfego aéreo no aeroporto de Porto Príncipe. Rapidamente, porém, autoridades francesas buscaram minimizar a questão.
O encontro em Montreal deve contar ainda com enviados de Argentina, Chile, Peru, Uruguai, México, Costa Rica e Espanha. O anfitrião será o ministro das Relações Exteriores canadense, Lawrence Cannon. A reunião será na sede da Organização Internacional de Aviação Civil em Montreal, uma cidade descrita de modo afetuoso como a segunda capital do Haiti, onde vivem mais de 100 mil haitianos.

Fonte:Correio da Paraíba

24 janeiro, 2010

Avião pega fogo no Irã

Avião pega fogo ao pousar no Irã

46 pessoas ficaram feridas

Ao pousar num aeroporto de Mashhad, no Irã, um avião de passageiros pegou fogo nesta manhã. O acidente com a aeronave, um Tupolev 154 de fabricação russa, deixou ao menos 46 pessoas feridas. As informações são do site G1.
Segundo agências, 170 pessoas estavam a bordo do avião na hora do acidente. Em julho do ano passado, um Tupolev com 168 pessoas caiu logo após a decolagem, matando todos os passageiros.

Fonte:Clicrbs

22 janeiro, 2010

AZUL vende 10% da empresa para grupo Americano

SÃO PAULO - A Azul Linhas Aéreas anuncia nesta sexta-feira um novo investidor na companhia. O Texas Pacific Group (TPG), gestor americano de fundos da ordem de US$ 45 bilhões, comprou cerca de 10% da empresa aérea fundada por David Neeleman, que também lançou a JetBlue, nos Estados Unidos. O investimento do TPG gira em torno de US$ 20 milhões. A Azul acumula investimentos da ordem de US$ 235 milhões desde seu lançamento, em dezembro de 2008.

aviao-azul

 

O TPG não injetou dinheiro novo na empresa. A negociação foi fechada com dois fundos de investimento que venderam suas participações para o gestor americano. Além da Azul, o TPG tem investimentos em empresas como a Continental Airlines e a Ryanair.

O desembolso inicial para o lançamento da Azul foi de US$ 200 milhões, arrecadados com seus acionistas - a maior parte fundos de investimento. Esse foi o maior aporte inicial no lançamento de uma companhia aérea em todo o mundo. A estreia da companhia aconteceu em dezembro de 2008. Em 2009, a empresa foi a quarta maior no mercado doméstico, com 3,82% de participação.

No início desta semana, Neeleman anunciou, nos Estados Unidos, que a Azul transportou em seu primeiro ano de atividades 2,2 milhões de passageiros. De acordo com o executivo, que nasceu no Brasil, a Azul é a primeira companhia aérea do mundo a alcançar essa marca em um ano.

O TPG, junto com a American Airlines e a aliança global de companhias aéreas Oneworld, anunciou recentemente um plano de investir US$ 1,1 bilhão na Japan Airlines (JAL), que pediu concordata nesta semana. A empresa aérea japonesa tem dívida de cerca de US$ 25 bilhões e vai receber um aporte do governo japonês de quase US$ 10 bilhões.

Um dos investimentos do TPG que anunciou planos para o Brasil, em abril de 2008, é a farmacêutica Moksha8. Além do TPG, a Moksha8 conta como investidora a Votorantim Novos Negócios e pretende aplicar no país US$ 500 milhões. A TPG também tem investimentos em grandes grupos como a Lenovo, fabricante chinesa de computadores. O gestor de fundos também já investiu em companhias como Burger King.

Fonte:O Globo

Agência Nacional de Aviação Civil quer obrigar registro de preço de tarifas aéreas

No momento, a Anac não dispõe do registro de tarifas internacionais

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu anteontem consulta pública para proposta de resolução que regulamentará o registro das tarifas domésticas e internacionais no transporte aéreo regular. Com isso, a Anac quer que empresas aéreas, nacionais e internacionais, passem a informar as tarifas comercializadas de todas as ligações operadas.
No momento, a Anac não dispõe do registro de tarifas internacionais. No que diz respeito aos preços dos bilhetes domésticos, a Anac tem dados de apenas 67 rotas, informações que lhe permitem elaborar o relatório Yield Tarifa dos preços médios praticados no mercado de transporte aéreo.
A Anac quer que as empresas aéreas sejam obrigadas a registrar, até o décimo dia útil de cada mês, os dados das tarifas aéreas comercializadas correspondentes aos passageiros transportados no mês anterior, de acordo com instruções a serem expedidas pela agência.
O texto propõe ainda que as regras tarifárias sejam divulgadas pelas empresas em todos os pontos de atendimento e em suas páginas na internet.
As contribuições podem ser remetidas por e-mail até 19 de fevereiro.
Os dados, se preenchidos por formulário, devem ser entregues até as 18 horas desse dia. O texto da Resolução pode ser acessado no site da Anac, no endereço http://www.anac.gov.br/transparencia/audienciaspublicas.asp.
Flash
Cancelado. A companhia aérea Japan Airlines solicitou à Anac o cancelamen-to de uma das três frequências que a empresa tem em operação no Brasil.

Fonte:O Tempo

21 janeiro, 2010

ANAC propõe ajustes nas marcas de identificação de aeronaves


 

ANAC propõe ajustes nas marcas de identificação de aeronaves
Proposta do RBAC 45 recebe contribuições até o dia 19 de fevereiro

Brasília, 21 de janeiro de 2010 - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) colocou ontem em audiência pública o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC 45, “Marcas de identificação, de nacionalidade e de matrícula”, que substituirá o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica – RBHA 45. O novo texto  proposto tem o objetivo de adotar a uniformidade de marcas prevista na Convenção de Chicago, de 7 de dezembro de 1944, e desta forma melhorar a segurança de voo.
A proposta do RBAC 45 foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Ela prevê atualizações e correções tais como a localização da placa de identificação da aeronave; um novo requisito para identificação de peças com vida limite; o alinhamento da alínea (b) da seção 45.23 (que trata da identificação, próxima à entrada da aeronave, do tipo de operação: experimental, restrita, leve esportiva ou provisório) com o padrão adotado pela agência da aviação civil dos  Estados Unidos (Federal Aviation Administration, FAA); a introdução da categoria de aeronave leve esportiva (Light Sport Aircraft – LSA); a remoção da obrigatoriedade de instalação da placa contendo marcas de nacionalidade e de matrícula para aeronaves em fase de fabricação, ou seja, operando com autorização especial de voo; e alterações nos nomes de alguns certificados, conforme proposta do novo RBAC 21.
Consulta pública - Até o dia 19 de fevereiro a ANAC receberá as contribuições – comentários, sugestões, críticas etc. – à proposta do RBAC 45. Os interessados devem enviar as contribuições identificando o assunto por via postal ou eletrônica (e-mail), usando o formulário F-200-22, disponível no endereço eletrônico http://www.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicas.asp.
Todas as contribuições recebidas dentro do prazo serão analisadas pela ANAC, que, com base nessa análise, julgará a necessidade, ou não, de realizar alterações no texto original.

Fonte:ANAC

AZUL Dispara em Pesquisa no site da ANAC

A Azul linhas aéreas brasileiras atingiu hoje (21/01/2010) o primeiro lugar na pesquisa que a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil possui em sua página na internet chamada de Espaço do Passageiro.

Aviao Azul

 

O Espaço do Passageiro foi desenvolvido para que o  usuário da Aviação Regular, possa avaliar a sua satisfação com a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil.

Para conferir a pesquisa acesse: http://www.anac.gov.br/passageiro/

Fonte:ANAC

19 janeiro, 2010

BR bate recorde histórico na venda de combustível para aviação

 

Em nota, empresa diz que fechou o ano com um volume de vendas 7,2% acima do realizado em 2008.

 

Rio de Janeiro - A Gerência de Produtos de Aviação da Petrobras Distribuidora (BR) fechou 2009 com um recorde histórico de vendas de gasolina e querosene de aviação, totalizando 310.383 metros cúbicos. O resultado supera o de julho, de 289.988 metros cúbicos de média mensal, até então a maior do país.
Segundo nota da BR, entre os motivos que levaram a esse resultado, destacam-se "o aumento do volume de vendas da WebJet, o início de operações no Aeroporto do Galeão da US Airways; o aquecimento do mercado, com voos extras, decorrentes da alta temporada; e a ampliação do volume de vendas da Azul Linhas Aéreas".
O gerente executivo da GPA, Francelino da Silva Paes, resumiu, por meio da assessoria de imprensa da BR, a importância desse resultado para a área de aviação da BR.
A nota da subsidiária informa que no início de 2009 havia incertezas devido ao cenário de crise global, mas a empresa fechou o ano com um volume de vendas 7,2% acima do realizado em 2008. “Conquistamos duas importantíssimas companhias aéreas (Azul e WebJet) e atingimos 60% de participação de mercado”, diz a nota. As informações são da Agência Brasil.

Fonte:Portugal Digital

Varig vai ter que saldar dívida com a Infraero

A empresa Viação Aérea Riograndense S/A (Varig) foi condenada a pagar mais de R$ 129 milhões à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). O valor é referente a débito por utilização da infra-estrutura aeroportuária para pouso, permanência e auxílio à navegação aérea. A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou a apelação da Varig e manteve, por unanimidade, a sentença proferida no 1º grau. A decisão foi publicada ontem (18/1) no Diário Eletrônico da JF da 4ª Região.
A 6ª Vara Federal de Porto Alegre julgou procedente a ação de cobrança condenando a Varig a pagar à Infraero o valor devido por utilizar os serviços aeroportuários da empresa no período de janeiro a novembro de 2004. A Varig apelou ao TRF4 pedindo que fosse reconhecido o caráter tributário da exigência, alegou a ocorrência de erros na cobrança de tarifas e solicitou o recálculo dos valores.
A 4ª Turma do TRF4, porém, manteve a decisão proferida em primeira instância. O relator do processo no tribunal, desembargador federal Valdemar Capeletti, destacou que as tarifas são cobradas de acordo com informações prestadas pelas próprias empresas aéreas a partir de suas rotas e voos. Ocorrendo, porém, alterações, os novos dados podem ser informados a qualquer tempo para que a Infraero faça as devidas modificações.
Assim, o magistrado concluiu que a Varig apenas alegou causas de possíveis erros de cálculo, mas não os demonstrou efetivamente. A Infraero, no entanto, apresentou faturas comprovando a existência da dívida e demonstrou ter realizado inúmeras tentativas de cobrança na via administrativa, sem que a Varig buscasse formas para realizar o pagamento.
Em relação ao processo de recuperação judicial do patrimônio da Varig, que tramitava na Justiça Estadual do Rio de Janeiro, a Turma entendeu que a decisão não prejudica o plano de recuperação e continuidade da empresa, já que aquele processo já tinha sido encerrado em setembro de 2009.

Fonte:Portal Justiça Federal

15 janeiro, 2010

Avião da FAB levando 17 toneladas de mantimentos decola para o Haiti

 

Também foram enviadas ao Haiti 17 toneladas de alimentos, água, remédios e equipamentos de resgate. Quatro cães farejadores seguiram na aeronave para ajudar na busca de corpos e sobreviventes da tragédia.
Não há um número oficial de vítimas, mas autoridades haitianas temem que elas possam chegar aos milhares. Entre as mortes confirmadas por outros governos, há 15 brasileiros --14 militares e a médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.
O avião, que deixou o Rio na manhã de hoje, seguiu de Brasília para Boa Vista, onde faz uma última escala antes de aterrissar em Porto Príncipe.
A decolagem estava prevista para esta quarta-feira, mas foi adiada para permitir que o mesmo avião levasse as 17 toneladas de água e alimentos de primeira necessidade embarcadas no Rio de Janeiro, assim como parte das equipes que vão ajudar nos resgates.
A viagem rumo ao Haiti demora 13 horas e o avião deve chegar apenas na sexta-feira ao país do Caribe.
A FAB deve enviar também nesta quinta-feira o seu Hospital de Campanha (HCAMP) para auxiliar no atendimento aos feridos. O HCAMP é um hospital móvel, utilizado para curto período de internação e destinado a atender feridos em combate. Ele é composto de barracas climatizadas e que podem ser montadas em diversas configurações, dependendo da necessidade.
No Haiti, a unidade estará em sua configuração completa, com módulos adicionais para internações de curto período, além dos que servem ao atendimento ambulatorial. O HCAMP atenderá assim urgências e emergências, incluindo cirurgias e atendimento a pacientes graves.

Fonte:O Documento

09 janeiro, 2010

Caças suecos x franceses: colisão política à vista

 

Quando o presidente Lula retornar a Brasília nesta semana, depois de ter passado o recesso de ano-novo refrescando-se nas águas tranquilas da Praia de Inema, na Bahia, pousará sem paraquedas na primeira encrenca política de 2010. Os brigadeiros da Força Aérea finalmente encerraram a licitação para escolher qual modelo de caça substituirá a envelhecida frota do país – e fizeram o favor de optar pelo avião que o presidente não quer. Após meses de exaustivos testes em voo e de criteriosas análises tecnológicas dos caças Rafale, da França, F-18 Super Hornet, dos Estados Unidos, e Gripen, da Suécia, os militares decidiram-se pelo último.
Trata-se de um investimento estratosférico: o governo pretende gastar cerca de 10 bilhões de reais na compra de 36 caças. São 10 bilhões de motivos para barulho, como ficou evidente na semana passada depois da revelação do relatório técnico da Aeronáutica. Para os militares, que tiveram o apoio sigiloso da Embraer, os aviões escolhidos constituem o melhor negócio porque são mais baratos, mais eficientes, gastariam menos quando fossem à oficina e, sobretudo, permitiriam a transferência integral de alta tecnologia à Força Aérea e também à Embraer. O único defeito: são aviões suecos, não franceses.

Fonte:Revista Veja

08 janeiro, 2010

"A responsabilidade é minha"

 

WASHINGTON

Barack Obama assumiu a responsabilidade pelas falhas na segurança que acabaram dando margem para o atentado frustrado contra um avião no Natal, quando um nigeriano quase conseguiu explodir um voo de Amsterdã para Detroit, o que só não ocorreu por uma falha no explosivo. "Quando o sistema falha, a responsabilidade é minha", disse o presidente.
Para evitar outros ataques no futuro, Barack Obama anunciou mudanças urgentes, entre as quais o reforço na vistoria dos passageiros e a ampliação da lista de terrorismo. Uma das recomendações é que o Departamento de Estado revija a maneira como emite e revoga vistos. A secretária Janet Napolitano, que viajará à Espanha para buscar medidas mais eficientes de segurança para a aviação mundial, antecipou que os EUA devem instalar 300 scanners avançados em todo o país. "Estou menos interessado em repassar a culpa do que em aprender e corrigir esses erros para que nós fiquemos mais seguros", disse Barack Obama na Casa Branca.
O relatório da Casa Branca também detalhou as descobertas iniciais sobre o ataque frustrado ao avião, que as autoridades atribuíram a Umar Farouk Abdulmutallab, 23 anos, que foi ligado a um ramo da Al Qaeda baseado no Iêmen. A documentação mostrou ainda que a inteligência falhou ao não dedicar recursos suficientes para lidar com a ameaça da Al Qaeda na Península Arábica.
O governo dos EUA tinha informação para evitar a tentativa. Embora o nome de Abdulmutallab estivesse em um banco de dados, esse detalhe não foi descoberto antes que embarcasse para Detroit, disse o documento.
Ao divulgar o material, Barack Obama pode estar tentando não apenas amenizar os temores da população, mas também minimizar os danos políticos ao governo antes das audiências do Congresso que vão discutir o assunto. Não é de hoje que os republicanos estão tentando pintar o presidente democrata como fraco em questões de segurança nacional. O objetivo é um só: faturar politicamente.

Fonte:A notícia

07 janeiro, 2010

2010, o ano do terrorismo?

 

Bom, isso era em 2009

 

Lembra-se de que, quando Barack Obama assumiu, faz um ano, dizia-se que seu êxito ou fracasso estaria condicionado, basicamente, pela aprovação de seu plano de saúde e pelo resultado da guerra no Afeganistão? (Com o passar dos meses, entrou na contabilidade o que Obama faria na Conferência do Clima de Copenhague).
Bom, isso era em 2009. Em 2010, a história começa a ser dife-rente. Obama está sob fogo pela velha "guerra ao terrorismo", o termo cunhado por seu antecessor George Walker Bush, cuja gestão foi claramente marcada por ele - do que resultou um sonoro fiasco, é sempre bom lembrar.
Não é por acaso que o ex-vice-presidente Dick Cheney, atirador-chefe dos neoconservadores, tem dito que Obama não parece estar conduzindo uma "guerra ao terrorismo", com o que acabou colocando o presidente na defensiva.
É puro oportunismo utilizar um atentado frustrado (o do voo Amsterdã/Detroit, que um fanático nigeriano, supostamente em nome da Al Qaeda, tentou derrubar) para acossar Obama, quando o governo de que Cheney fez parte, em vez de atentados frustrados, foi testemunha do maior ataque a território americano desde o bombardeio de Pearl Harbour, meio século antes.
É bom lembrar que, no período Bush (2001/08), houve 331 mortes em eventos ilícitos envolvendo aeronaves, sem contar, claro, as do 11 de setembro, de acordo com dados levantados pelo jornal espanhol "El País" junto à Organização de Aviação Civil Internacional.
Não estou dizendo que foram todos nos Estados Unidos ou que o governo Bush seja o responsável. Apenas registrando que a "guerra ao terrorismo" não estava sendo vencida antes de Obama assumir.
Mas oportunismo às vezes pega, até porque, se há algo muito difícil de controlar, é o terrorismo dos fanáticos, que não hesitam em matar e morrer no mesmo ato.
O pior é que começa a se consolidar a avaliação de que, cada vez mais, o terrorismo será praticado por indivíduos agindo ou por conta própria ou por encomenda dessa franquia terrorista chamada Al Qaeda.
Se já é difícil detectar uma célula terrorista, um só indivíduo é muito mais, obviamente.
De acordo com estudo divulgado pelo Council on Foreign Relations, a Al Qaeda tem células clandestinas autônomas em cerca de 100 países, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido, a Itália, a França, a Espanha, a Alemanha, para citar apenas países do mundo rico.
Só por aí já se vê que, mesmo que ganhe a guerra no Afeganistão, onde a Al Qaeda gozou de santuário durante o regime dos talebãs, não significará uma vitória completa contra o terrorismo.
Os Estados Unidos e seus aliados têm que levar em conta que o principal nicho da Al Qaeda, hoje, é o vizinho Paquistão, de acordo com o relatório de 2008 sobre terrorismo do Departamento de Estado.
Mas, ainda que se ataque o pacote completo (Afeganistão/Paquistão), restaria o fato de que a rede terrorista, incluindo franqueados da Al Qaeda, se estende pelo Oriente Médio, Su-deste asiático, África, Europa e Ásia Central.
O fanatismo complica ainda mais as coisas, de que dá prova a exortação ao crime praticada pelo xeque Ali Mohamud Rage, suposto porta-voz do grupo terrorista islâmico Al Shabab, que controla a metade sul da Somália. O xeque louvou o "bravo gesto" do rapaz de 23 anos, natural da Somália, que tentou matar Kurt Westergaard, o cartunista dinamarquês que desenhou algumas das caricaturas de Maomé que, anos atrás, provocaram a fúria de uma fatia grande dos muçulmanos.
Mais: Mohamud Rage, em declarações ao jornal "The Daily Telegraph", pediu "a todos os muçulmanos que sigam a boa ideia daquele homem [que atacou Westergaard]". Seria o início do "levante dos muçulmanos contra os agressores", concluiu.
Alguém se surpreenderá se houver uma nova tentativa de matar o cartunista ou uma nova tentativa de derrubar um avião ou atacar outros meios de transporte, como já ocorreu em Madri e Londres?

Fonte:Diário do Amapá

RG vai ser obrigatório em embarques aéreos

 

Entre os documentos que serão aceitos estão a carteira de identidade (RG), passaporte nacional, carteira de habilitação e carteira de trabalho

 

Os passageiros de voos nacionais e internacionais terão de apresentar algum documento de identificação ao embarcar em aeroportos brasileiros a partir do dia 1.º de março. Atualmente, os viajantes se identificam apenas no check-in. Ao chegar ao portão de embarque dos terminais, nenhum documento oficial é exigido, apenas o cartão de embarque. Para entrar no salão de embarque, na checagem da Infraero, continua sendo exigido apenas o cartão.
Entre os documentos que serão aceitos estão a carteira de identidade (RG), passaporte nacional, carteira de habilitação e carteira de trabalho. Outros documentos oficiais com foto, como cartão de identidade expedido pelo Poder Judiciário ou Legislativo, e cartão de identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República também serão aceitos. Estrangeiros poderão apresentar Cédula de Identidade de Estrangeiro, identidade diplomática ou consular ou outro documento legal.
A exigência é parte da Resolução nº 130, de 8 de dezembro de 2009, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Adotada em outros países, a nova norma de segurança tem o objetivo de garantir que o passageiro que entra no avião é o mesmo que consta no cartão de embarque.
Nos casos de furto, roubo ou extravio do documento de identidade do passageiro, será aceito o boletim de ocorrência, desde que tenha sido emitido há menos de 60 dias.

Fonte:Correio da Paraíba

06 janeiro, 2010

Azul é a empresa mais pontual em 2009 de acordo com Anac

 


Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que divulgou balanço anual, a Azul Linhas Aéreas foi a empresa mais pontual em 2009, entre as companhias aéreas domésticas, com uma média mensal de atrasos de 8,1% (atrasos superiores ou iguais a 30 minutos).

 

Aviao Azul

 

 

Com um ano de operações, completados em dezembro do ano passado, a Azul já transportou mais de dois milhões de clientes,. Em 2010, a Azul vai receber mais 7 E-Jets da Embraer e fechará o ano com uma frota de 21 aeronaves. Até 2013, a companhia vai contar com 80 E-Jets e deverá conectar 25 cidades em todo país.

Fonte:Folha do Turismo

05 janeiro, 2010

Infraero comemora pontualidade de voos que supera 84%

Desde 15 de dezembro a Infraero colocou em prática uma série de medidas que têm ajudado a melhorar o nível de satisfação e conforto dos passageiros e usuários dos aeroportos durante a alta temporada.

 

Brasília - Quem passou por um dos 67 aeroportos administrados pela Infraero no período de 23 de dezembro de 2009 a 3 de janeiro de 2010 encontrou terminais tranquilos e índice médio de pontualidade superior a 84%. Nesse período de movimento mais intenso – Natal e passagem de ano –, a média de pontualidade diária foi de 84,6% em todos os aeroportos da rede, índice equivalente ao registrado em 2008. Vale destacar que a manutenção deste percentual foi alcançada mesmo com o aumento do número de voos, de 18,33%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Dos quatro principais aeroportos administrados pela Infraero – Brasília, Congonhas, Guarulhos e Galeão – os destaques foram os aeroportos de Brasília e do Rio de Janeiro, que ampliaram seus índices de pontualidade, respectivamente, de 80,87% e 78,7% para 83,84% e 84,6%.
Desde 15 de dezembro a Infraero colocou em prática uma série de medidas que têm ajudado a melhorar o nível de satisfação e conforto dos passageiros e usuários dos aeroportos durante a alta temporada. Os principais aeroportos devem registrar um crescimento de 10% na movimentação de passageiros durante a alta temporada.
Entre as medidas adotadas, vale destacar o reforço de pessoal; a comunicação direta com o público da Infraero, por meio de uma campanha publicitária "Fique por Dentro", que explica aos passageiros a responsabilidade de órgãos e empresas do sistema aéreo; a utilização de coletes amarelos, com a frase "Posso Ajudar?" e o hotsite "Hora de Viajar", elaborado em conjunto com as áreas de comunicação do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com dicas e esclarecimentos para o passageiro. O endereço é www.infraero.gov.br/horadeviajar.
O destaque na área de Operações foi para a integração com o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que em casos de congestionamento orienta o fluxo de aeronaves nos aeroportos, em conjunto com Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
A "sala de situação", que funciona 24 horas e coordena as informações de todos os aeroportos do Brasil, também teve reforço de pessoal nesta alta temporada. Com sede em Brasília, a sala auxilia os gestores a avaliarem com agilidade as situações para a tomada de decisões. Entre outras dezenas de ações, merece ainda atenção a modificação do layout do desembarque internacional em Brasília, acrescendo um raio-X na área da Receita Federal e aumentando a velocidade do fluxo de passageiros, além da ampliação do número de guichês de atendimento da Polícia Federal na área internacional de Guarulhos. As informações são da Infraero.

Fonte:Portugal Digital

04 janeiro, 2010

Companhias aéreas processam britânicos para escapar de limite de emissões

 

setor aéreo está questionando a implementação das regras da primeira fase do esquema de comércio de emissões da União Européia (EU ETS, sigla em inglês) no Reino Unido

 

As empresas norte-americanas American Airlines, Continental e a United Airlines se juntaram com a Associação de Transporte Aéreo (ATA, sigla em inglês) para processar o secretário de estado britânico para energias e mudanças climáticas em uma tentativa de bloquear a regulamentação emissões de dióxido de carbono, reportou o Aviation Week.
O setor aéreo está questionando a implementação das regras da primeira fase do esquema de comércio de emissões da União Européia (EU ETS, sigla em inglês) no Reino Unido.
“Trouxemos esta ação para preservar os direitos dos nossos membros de desafiar a implementação do EU ETS na sua aplicação na aviação”, comentou a porta-voz da ATA Victoria Day. O EU ETS pretende incluir todas as decolagens e pousos dentro dos países membros do bloco na regulamentação das emissões de gases do efeito estufa a partir de 2012.
Segundo a ação, as regras do EU ETS violariam o acordo bilateral EUA-UE de transporte aéreo fechado em abril de 2007 e o Protocolo de Quioto. De acordo com estimativas do Carbon Trust, órgão consultivo do governo britânico, as companhias aéreas podem precisar desembolsar até € 35 bilhões entre 2012 e 2020 com permissões de emissão de dióxido de carbono, segundo o Business Week.
A ATA defende uma abordagem global focada no setor para lidar com as emissões, sob a coordenação da organização da aviação civil internacional (OACI), que faz parte das Nações Unidas.

Fonte:Carbono Brasil

Anac diz que voos atrasaram menos em 2009

 

Apesar do acréscimo no número de passageiros, o movimento nos aeroportos foi considerado tranquilo pela Anac, incluindo o final de ano, época em que o movimento costuma ser intenso.

 

Brasília - Um balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), divulgado hoje (4), mostra que os voos atrasaram menos em 2009, registrando a média anual de 11%. Em 2007, desde que os dados começaram a ser computados em maio, a média de atrasos do ano foi de 28,6%. Em 2008, a média foi de 17,5% de janeiro a dezembro.
O número de passageiros aumentou em 2009. Segundo projeções da Anac, o ano passado teve mais de 126 milhões de embarques e desembarques, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008. Comparado com 2007, o acréscimo é de 15,4 milhões.
Apesar do acréscimo no número de passageiros, o movimento nos aeroportos foi considerado tranquilo pela Anac, incluindo o final de ano, época em que o movimento costuma ser intenso. De acordo com a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, uma das razões para isso é o aumento no número de empresas aéreas.
"O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)", afirmou Solange.
Outro motivo apontado pela Anac para o bom funcionamento dos voos e dos aeroportos durante a época de final de ano foi o comprometimento das companhias aéreas com a Anac em não praticar overbooking, além de aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. As informações são do JB Online.

Fonte:Portugal Digital

03 janeiro, 2010

Presidente Interino da TAM é Efetivado

Líbano Barroso

“Vamos ser uma empresa de multinegócios”
Presidente interino da TAM desde a saída de David Barioni do cargo, Líbano Barroso foi efetivado no cargo na segunda-feira 28. Os planos do novo CEO passam pela criação do que ele chama de uma “companhia multinegócios”. Ele falou com a repórter Adriana Mattos.
Quais são os desafios para 2010?
Estudos que fizemos mostram que o setor irá crescer como nunca. A grande questão será como atender essa demanda em expansão e preservar a qualidade dos serviços.
O sr. falou sobre a criação de uma empresa multinegócios. O que seria isso?
Queremos ser uma companhia que tenha diversas atividades relacionadas ao negócio da aviação. Já estamos ampliando o uso de nosso centro de manutenção em São Carlos (SP). Também estamos aprimorando o programa de fidelidade Multiplus, que permite que o cliente use os créditos acumulados em compras em empresas parceiras.
Como a companhia pretende explorar o segmento da classe C?
Temos um projeto para ampliar nossa atuação nas classes emergentes. Mas queremos que a classe C venha para a TAM sem que isso afete nossa rentabilidade. Fechamos recentes parcerias com bancos para venda de passagens em até 48 meses e vamos anunciar novas parcerias em 2010.

Fonte:Isto é

Segurança


Nova arma contra o crime organizado

 

A Polícia Federal anunciou que as 15 novas aeronaves não tripuladas compradas em outubro para o combate ao crime organizado no Rio de Janeiro devem entrar em operação no início de 2010. Os aviões do modelo Heron, fabricados pela Israel Aerospace Industries, custaram R$ 345 milhões e também são usados por órgãos de defesa de países como Estados Unidos e Turquia. A ideia da PF é usar as aeronaves para monitorar as favelas cariocas.

Fonte:Isto É

02 janeiro, 2010

Esperança em 2010

 

 

O ano de 2009 foi embora melhor do que começou. Bem melhor, aliás. E melhor do que se esperava. O Brasil cresceu 0,2% do PIB, teve uma inflação de 4,3%, o dólar está a R$ 1,73 e a taxa Selic ficou nos 8,67%. Na verdade, o ano foi de um “balança mais não cai” danado no Brasil. Principalmente para o lado das empresas. O que resta agora é um forte otimismo para o ano que acaba de começar. A pesquisa “Panorama Empresarial 2010”, divulgada pela consultoria Deloitte, mostra essa felicidade por parte dos empresários. São 95% das empresas esperando aumento de receitas. Na verdade, o ano de 2010 tem sido muito bem aguardado pelos brasileiros.
No que se refere ao comércio, o IBGE já mostrou que em 2009 as vendas ficaram abaixo do registrado em 2008, mas a expectativa está mesmo neste novo ano. Será a retomada das vendas num ritmo que nem em 2007 e 2008. A indústria é que vai andar mais devagar, mas também para ela o ano de 2010 não será pior. Mas é isso, o quarto trimestre de 2009 foi até um pouco mais aquecido. Agora, vamos aguardar - com toda esperança - o “2010 estraordinário” que prometeu o presidente Lula.
Aviação - A TAM ampliou o acordo que tem com a LAN Argentina de compartilhamento de código de voo (codeshare). Agora a TAM poderá comercializar, com seu próprio código, os voos operados pela LAN Argentina para as cidades de Bariloche, Comodoro Rivadavia, Córdoba, Mendoza, Rio Gallegos, Salta e Ushuaia. Do outro lado, a LAN Argentina tem direito de vender voos da TAM, partindo de São Paulo e Rio de Janeiro para diversos destinos brasileiros.
Um 2010 bem azul
O setor hoteleiro de Pernambuco não tem o que reclamar do ano de 2009. As ocupações repetiram o resultado bem sucedido de 2008 e chegaram próximas a 85%. E olha que as diárias médias e o faturamento cresceram mais de 60%, segundo a ABIH-PE. O presidente da entidade, José Otávio Meira Lins, está sorrindo à toa. Ele faz figa para 2010 e diz: “o horizonte é azul e continuaremos a pleno vapor”.
Saldo muito positivo
As parcerias que a Cielo (ex-VisaNet) vem fazendo nos centros de compras do País deu certo. A empresa registrou neste Natal recordes inéditos em transações de vendas feitas com cartões Visa. No último dia 23, por exemplo, a Cielo capturou e processou mais de 17 milhões de transações em sua rede - o maior número já alcançado em um só dia.
Imóveis
A Queiroz Galvão já comercializou mais de 60% de seu novo empreendimento, no Rosarinho. Com uma torre de 29 apartamentos sendo três unidades por andar, o edifício Maria Luiza tem apartamentos entre 97 e 103 metros quadrados.
Bons resultados
A Ampla está cheia de motivos para comemorar o fim do ano. A agência cresceu 15% em relação a 2008 e a perspectiva para 2010 é ampliar o faturamento em 30%. Para isso, a Ampla manterá no próximo ano sua filial no Espírito Santo.
Curtas
Franquia - O empresário Cláudio Pragana Filho, franqueado do Applebee’s no Recife, está feliz. Com quatros anos em funcionamento no Shopping Recife, a franquia americana recebe, por semana, cerca de 3.200 pessoas.
Hospital - O Grupo Unicordis abriu sua nova Unidade de Coronária Intensiva, com nove leitos. O espaço recebeu um investimento de R$ 400 mil, como parte dos planos de expansão do hospital para 2010.
MBA - Estão abertas as inscrições para o MBA da Fundação Getulio Vargas, com início em março. E quem realizar matrícula até o dia 31, na Faculdade Nova Roma, permanece com o valor do curso sem os ajustes de 2010.
“A terceira desaceleração consecutiva no desempenho (da economia na zona do euro) reforça a preocupação sobre uma recuperação frágil”
Jean-Claude Manini, economista-sênior do Conference Board para a Europa.

Fonte:Folha Economica

BEM VINDOS ao BLOG RUNWAY14 SBFL

O Blog MARCELO FLN lhes dá as boas vindas e agradece pelo acesso à página. Diáriamente estarei postando fotos e notícias relacionadas à aviação de forma geral,oportunidades de carreira na aviação,e vídeos exclusivos.
Pesquisa personalizada

Tradutor

Tempo

Twitpic Floripamarcelo

Fotos da Semana

Cadastre-se E Receba Nossas Notícias

Digite seu Endereço de E-mail:

Delivered by FeedBurner

MURAL de FOTOS


Created with flickr slideshow.

Arquivo